Psicologia

Informações Gerais

Reconhecido pelo Ministério da Educação através da portaria nº 430 de 21/10/2011

FUNCIONAMENTO: UNIDADE FASI

Av. Nice 99, Ibituruna
Montes Claros/MG – CEP: 39.401-303 – Contato: 38 3690-6600

Coordenador de curso – Francely Aparecida dos Santos / Laura Lilian Ferreira Silva
(38) 3690-6619

Modalidade – Bacharelado

Duração – Quatro anos

Turno de funcionamento – Integral

Apresentação

Apresentação

O Curso de Psicologia apresenta um projeto pedagógico focalizado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador do processo ensino-aprendizagem. O caminho para se atingir esse objetivo é aprender fazendo, numa formulação que potencializa sinergicamente seus resultados a partir do binômio: teoria-prática para o processo de produção efetiva do conhecimento, fundado na dinâmica ação-reflexão-ação.

O curso é fundado na interdisciplinaridade e visando integrar, em todas as etapas da graduação, as dimensões psicológica, social, biológica, ecológica e político-social.
A inserção do aluno na comunidade é uma prioridade do curso, representando a integração da teoria à prática. A fim de favorecer essa dimensão decisiva na formação do futuro profissional, são oferecidas a ele, desde os primeiros períodos do Curso, múltiplas oportunidades de participação nos vários serviços de Psicologia em atividades de estágios curriculares e de extensão.

Missões / Objetivo

Missão
Promover o conhecimento generalista da psicologia para que nossos acadêmicos coloquem seus saberes e procedimentos psicológicos a serviço da promoção da saúde mental e da justiça social.

Objetivos
* Desenvolver conhecimento e ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;

* Fundamentar nossa tomada de decisões fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

*Estimular o desenvolvimento de lideranças e  competências para o trabalho em equipe multiprofissional, tendo em vista o bem estar da comunidade.

Perfil Profissional

Perfil Profissional

O Perfil de formação profissional deve ser compreendido como um conjunto amplo e articulado de competências que configuram possibilidades diferenciadas de inserção profissional do egresso psicólogo no mercado de trabalho que se apresentará para ele como uma série de desafios, os quais deverá estar preparado para enfrentar.

O compromisso básico da Funorte está orientado no sentido de formar profissional psicólogo generalista, contextualizado com a realidade e as necessidades locais e regionais. Com esta orientação confiamos que o psicólogo egresso desta instituição estará apto para atuar tendo como base os seguintes princípios:

– atuação generalista por meio de habilidades técnico-científicas para a realização de um conjunto diversificado de ações no campo de conhecimento e área de atuação da psicologia;
– construção e desenvolvimento do conhecimento científico em psicologia e contínuo aperfeiçoamento profissional.
– atuação integrada com equipes multiprofissionais e sempre com responsabilidade social;
– atuação pró-ativa na comunidade, contribuindo para a promoção da cidadania, do bem estar coletivo, da saúde em geral e da qualidade de vida das pessoas;
– capacidade de uma leitura crítica dos processos de mudanças sociais, econômicas e culturais desde uma visão micro (local) até o macro(mundial) e atentando para como tais transformações o afetam enquanto sujeito no mundo e a sua atuação profissional.

Além da formação generalista o psicólogo egresso da FACIBIOS terá ainda a oportunidade de aprofundar os conhecimentos fundamentais para a sua formação de acordo com a ênfase por ele escolhida: – Ênfase em Psicologia e Processos Clínicos e Ênfase em Psicologia e Processos Educativos.

Mercado de Trabalho

O campo de atuação do Psicólogo abrange consultórios, clínicas, postos de saúde, hospitais, centros de reabilitação, instituições de ensino e de pesquisa, empresas e agremiações esportivas e comunitárias, abrangendo as seguintes áreas:

– Clínica e Saúde;
– Hospitalar;
– Neuropsicologia;
– Educação;
– Trabalho;
– Social;
– Emigração;
– Publicidade;
– Drogadicção;
– Institutos de pesquisa, dentre outras

Consulta Biblioteca

Para consultar o acervo da biblioteca clique no link abaixo:
UNIDADE JK – Acesso Externo (Fora do Campus) – Clique Aqui

UNIDADE JK – Acesso Interno (Dentro do Campus Funorte) – Clique Aqui

Coordenação

Coordenadora

Francely Aparecida dos Santos / Laura Lilian Ferreira Silva 
Acesse o currículo lattes

e-mail: coord.psicologia@fasi.edu.br

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *