Você está visualizando atualmente POR ONDE ANDA? – Nilson de Jesus Oliveira Leite Junior

POR ONDE ANDA? – Nilson de Jesus Oliveira Leite Junior

• Categoria do post:Notícias

Nilson de Jesus Oliveira Leite Junior, residente em São Paulo, é um psicólogo dedicado e comprometido com sua área de atuação. Atualmente, encontra-se ativo em sua profissão, exercendo funções alinhadas com sua formação acadêmica. Sua trajetória profissional é marcada por conquistas notáveis, como sua rápida inserção no mercado após a conclusão do curso de Psicologia, sendo aprovado para o mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Ao longo de sua jornada, Nilson destaca o papel essencial dos docentes, especialmente das professoras Jaciany Serafim e Leila Gusmão, que o apoiaram e incentivaram em sua busca por excelência acadêmica. Seu compromisso com a pesquisa e extensão universitária evidencia-se em seu atual projeto de mestrado, explorando a dimensão psicossocial das experiências de pessoas em situação de rua em São Paulo. Nilson destaca ainda sua aspiração de tornar-se um professor universitário, contribuindo assim para o avanço da ciência e para a formação de futuros profissionais na área da Psicologia.

Tempo para inserção no mercado após a colação de grau e atribuições:
Minha inserção foi imediata, pois concomitantemente à conclusão do curso em Psicologia, fui aprovado no processo seletivo para ingressar no mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Atribuo esse sucesso, em especial, ao apoio e incentivo recebido por parte dos docentes ao longo da graduação, principalmente as docentes Jaciany Serafim e Leila Gusmão, que contribuíram para meu processo preparatório e minha opção pela docência como horizonte profissional.

Considera-se um(a) bem-sucedido(a) profissionalmente?
Considero, pois estou me dedicando à pesquisa e extensão universitária, que são áreas que me despertam o interesse pessoal. Atualmente, estou finalizando a minha pesquisa de mestrado que tem como tema a dimensão psicossocial do viver nas ruas para pessoas que se encontram em situação de rua na cidade de São Paulo, com enfoque nas vivências de humilhação social, vergonha e nos processos de conscientização. A partir das atividades extensionistas e das pesquisas, contribuímos para que o conhecimento psicológico seja colocado em prol das populações que convivem com os processos de marginalização social e econômica, por meio de produções técnicas, estudos teóricos e ações nos territórios.

Se pudesse optar novamente, escolheria a mesma profissão? Qual sua satisfação com a formação de graduação?
Com certeza sim. A minha formação forneceu os subsídios necessários para delinear o meu campo de atuação. Isto se deu, sobretudo, com os docentes que acreditaram e me apoiaram no decorrer da formação, e que propiciaram momentos e experiências além da sala de aula, como as ações de extensão universitária, grupos de pesquisa, iniciação científica, monitorias acadêmicas e participação em eventos científicos em vários estados brasileiros.

O ensino de graduação o(a) preparou para a atividade exercida imediatamente após a formação?
Sim, o conhecimento adquirido nas disciplinas e, principalmente, nas experiências de iniciação científica e pesquisa na graduação, contribuíram para a execução da pesquisa de mestrado. Eles me deram uma base muito importante, que sem essa base, certamente o percurso na pós-graduação seria mais difícil.

Qual sua avaliação da formação recebida no ciclo básico em relação ao exercício da profissão?
Tive acesso a autores e discussões imprescindíveis à atuação em Psicologia que me forneceram os subsídios teóricos necessários. E, como já dito, as experiências em iniciação científica, pesquisas e grupos de extensão universitária – como a Liga Acadêmica de Psicologia Social – possibilitaram aprofundar certas discussões e me aproximar mais intensamente da área da Psicologia Social.

Reflexão sobre sua formação e exercício profissional:
Só tenho que agradecer pela minha formação, aos docentes de referência que tive o privilégio de conhecer e aprender. E, principalmente, às docentes Jaciany Serafim e Leila Gusmão por apostarem em mim e pelo apoio para que o sonho de ingressar na pós-graduação se tornasse realidade em uma das instituições de referência no campo dos estudos em Psicologia Social do país. Agora, para o futuro, vou defender a minha dissertação em julho e ingressar no doutorado em Psicologia Social em agosto e, depois, tornar-me professor universitário em uma instituição pública.

Por Camila Brígida Barbosa, 27/03/24