Você está visualizando atualmente Acadêmicos de Nutrição realizam trote humanizado em prol do Lar das Velhinhas

Acadêmicos de Nutrição realizam trote humanizado em prol do Lar das Velhinhas

• Categoria do post:Notícias

Vamos aquecer o frio das senhorinhas do lar das velhinhas? Foi com esta interrogação que um grupo de estudantes do Curso de Nutrição da Faculdade Fasi se mobilizou para fazer um trote diferenciado neste mês de maio.

Com o objetivo de prestar  solidariedade às idosas, acadêmicos arrecadaram 97 pacotes de fraldas e foram levar os donativos recentemente.
O Lar das Velhinhas, situado na área central de Montes Claros, atende atualmente 55 mulheres de lugares e faixas etárias diferentes, que consomem por mês 5000 mil fraldas. A instituição Centro Feminino de Longa Permanência “Lar das Velhinhas” é uma entidade civil, filantrópica, sem fins lucrativos, de cunho social, que presta Serviço de Acolhimento Institucional para pessoas idosas gênero feminino dando-lhes assistência alimentar, fornecendo-lhes atividades recreativas, abrigo e proteção.

Com um público de idosas com 60 anos de idade ou mais, a casa avalia dois fatores importantes para admissão como baixo nível de renda e situação de vulnerabilidade social. A instituição se mantém ainda com ajuda de instituições como a FASI, que desenvolve projetos e ações que por meio dos cursos para ajudar nas despesas do local.

Quem acompanhou este trote de perto é a  professora de Nutrição  Kátia Pina: “o trote solidário foi planejado pelo 5º período para algo que fosse mais substancioso em relação a trote, algo diferente e quem foi a mentora disso foi a aluna Franciele junto com o Cleiton.  Eles  vieram para mudar de uma certa forma a mentalidade das pessoas que estão entrando dentro de uma faculdade, um choque de realidade mesmo, em vez de ser oba! Oba! Passei tudo bem, porque nós temos uma responsabilidade social e isso que já estamos de certa forma  chamando os alunos a participar. Achei o retorno do 1º período de biomedicina e  de nutrição fantástico, pois já estão sendo inseridos neste tipo de projeto  que é algo muito positivo, porque eles deram um retorno maravilhoso. É algo que tem que perpetuar,  ficar e programar outros e outros para que a gente insira cada vez mais esses alunos dentro de uma contexto social”, destaca.

A estudante de Nutrição Franciele Moreira comenta como foi participar desse trote: “A ideia surgiu depois de a nossa turma ter sido solicitada que fizéssemos um Trote com os meninos de nutrição e de biomedicina. Então, alguns colegas que estavam na organização me convidaram para participar com eles, e aí eu disse a eles que eu gostaria de realizar Trote Solidário. (…) No dia seguinte, a professora Kátia nos mandou no grupo de estágio um banner em que o Lar das Velhinhas tinha publicado estar precisando de doação de fraldas. Então, na mesma hora veio a ideia. Já acionei os meninos. Como eram duas turmas: biomedicina e nutrição, nós resolvemos fazer uma espécie de gincana na qual cada turma arrecadava mais. Foi feito uma competição entre eles e estabelecido uma quantidade mínima de doações e a gente fez essa recordação. Junto a tudo isso, o 5º período entrou na ação para solicitar doações em redes sociais. Aí, nós tivemos amigos que também nos ofereceram o bar deles e os músicos se juntaram oferecendo que todo valor de cover cobrado na noite não seria revestido para as bandas e sim revestido para nossa campanha. Então, nós tivemos a noite do rock das Velhinhas que foi no Bendito Malte e todo cover dessa noite foi revestido para campanha. Com isso, nós conseguimos muitas fraldas, conseguimos arrecadar quase 100 pacotes  e foi uma campanha muito feliz e curta, cerca de 10 dias que a gente se organizou e realizou tudo isso e tivemos um resultado muito maior do que esperávamos. Foi muito gratificante  por ter dado certo de levarmos um pouco de conforto e tranquilidade para as noites das idosas, que a gente sabe da necessidade delas ainda maior nesse frio”.

Franciele estudante de Nutrição

A visita para a entrega dos donativos no lar das velhinhas gerou amor, sorrisos e esperança para Mara Araújo, supervisora de telemarketing e responsável pelo requerimento de doações. Ela, emocionada, agradeceu em nome da instituição: “estou passando aqui para agradecer em nome do lar das velhinhas,  toda a equipe do Curso Nutrição da Fasi por essa atitude do trote solidário,  veio fazer a diferença para as nossas meninas. Com o tempo frio, o consumo de fralda é gigante e vocês com essa atitude brilhante trouxeram conforto e tranquilidade para as nossas meninas. Fica aqui o nosso agradecimento . Muito obrigada”, finalizou.

Doações para o Lar das Velhinhas podem ser feitas contatando Mara pelo telefone: 38 3221-1299.