Você está visualizando atualmente Dia do Psicólogo é comemorado em live

Dia do Psicólogo é comemorado em live

• Categoria do post:Notícias

No dia 27 de agosto, o Centro Universitário Funorte, Faculdade Funorte Janaúba e a Fasi, em parceria com o GTEPAS ( Grupo de Estudos e Pesquisa na Assistência Social), e Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais promoveram live no canal do YouTube Funorte Oficial em comemoração ao Dia do(a) Psicólogo(a) para abordar sobre as temáticas: “Desigualdades sociais e pandemia –  Interlocuções  e práticas da psicologia no Cras” e “Contribuições do trabalho do psicólogo para melhoria da qualidade da educação”.

O evento contou com a participação da acadêmica Jaqueline Almeida,  professora do curso Jaciane Serafin, coordenadora de Psicologia Carla Mendes, Celso Francisco, Maircon  Rasley e o representante do Conselho, Luis Henrique de Souza, além da participação on-line dos convidados Nayara Viana,  Luane Neves e o do coordenador de Psicologia da Faculdade Funorte Janaúba Robson Rocha.

“A atuação do profissional da psicologia se dá em diversos âmbitos. De forma geral, busca-se compreender as diferentes facetas do comportamento humano, além de atuar na prevenção e resolução de problemas de saúde mental, na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida.  O nosso intuito, além de celebrar a data, foi promover relevantes discussões, para a comunidade acadêmica e sociedade em geral, sobre o fazer do psicólogo. O psicólogo não atua somente com pacientes em um consultório particular. O seu campo de atuação é amplo e interage com uma diversidade de segmentos da sociedade”, ressalta a coordenadora dos cursos de Psicologia Fasi e Funorte, Carla Mendes Santos Teixeira.

Carla completa dizendo que “foi uma noite memorável, de discussões riquíssimas e de alto nível, em tempos de pandemia, a Psicologia se mostra cada vez mais importante em contextos clínicos, da educação, de assistência social e de políticas públicas”.

A acadêmica do 8° período do curso de Psicologia da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna – FASI e coordenadora Discente do Grupo de Estudos e Pesquisa de Psicologia na Assistência Social (GTEPAS), Jakeline Almeida, comenta sobre o tema “Desigualdades Sociais e pandemia: interlocuções e práticas da Psicologia no Cras” tratado na live. “O fenômeno da desigualdade social apresenta-se de forma complexa e multidimensional, razão pela qual o entendimento a respeito de todas as partes constituintes configura-se como algo imprescindível ao campo teórico e à práxis que representam os pilares da Psicologia, sobretudo, no que tange aos Psicólogos atuantes nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).É de grande valia pontuar que o contexto pandêmico ocasionou diversos agravantes sociais, sendo a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social a mais afetada, diante disso, falar a respeito da presente temática remete ao compromisso ético e político com a nossa profissão”.

A professora do curso de Psicologia, Jaciany Serafim, conta que “a realização de uma mesa sobre o fazer da psicologia na política de Assistência  Social, no dia em que comemoramos a profissão, demonstra a preocupação do curso de Psicologia da FASI/FUNORTE e do GTEPAS com a formação crítica,  compromisso social, direitos humanos e com as múltiplas facetas do sofrimento ético político, agravado pela pandemia”.

Os profissionais responderam perguntas realizadas pelos internautas ao final da live, deixando o evento bem interativo e dinâmico. A live encontra-se disponível na plataforma do youtube no canal Funorte Oficial.