- Cursos
GRADUAÇÃO
Cursos Técnicos
PÓS-GRADUAÇÃO
- Institucional
Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna
E-MEC
- Acadêmico
Biblioteca
SECRETARIA
- Pesquisa
PESQUISA
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS
- Extensão
LIGAS ACADÊMICAS
- Atendimento
- Área do Aluno
Assessoria de Comunicação
Informações Gerais
Plano de Comunicação e Marketing
Conheça a Equipe
Manual e Briefing
Informações Gerais
A Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM) é o setor responsável por toda a comunicação interna e externa da Funam. Faz um importante elo entre a IES, comunidade acadêmica e comunidade externa. Dando visibilidade às campanhas de vestibulares, visitas do MEC, ação saúde, publicações científicas, eventos acadêmicos e institucionais, feiras e demais programações que envolvem a Instituição.
Além disso, a ASCOM cuida da programação visual da Funorte, utilizando-se de profissionais nas áreas de jornalismo, mídias sociais e publicidade.
Algumas atribuições deste setor são:
- Abastecimento de conteúdos no site e nas redes sociais da instituição;
- Criação de peças publicitárias para divulgação dos cursos, vestibular e outros eventos;
- Cobertura e organização dos eventos;
- Criação de vídeos institucionais e publicitários;
- Assessoria de cerimonial em eventos de grande porte, como Colação de Grau;
- Divulgação das campanhas em outros veículos de comunicação como rádio, TV, internet, Outdoor, Faixas, cartazes e outros.
- Publicação de releases para a imprensa;
- Suporte nas visitas do MEC.
Para entender melhor como funciona a ASCOM, na aba PLANO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING você encontra detalhadamente todas as funções e objetivos deste setor.
Plano de Comunicação e Marketing
Introdução
A comunicação é o primeiro passo para a construção de uma relação interpessoal e, por consequência, influencia positivamente os resultados de uma equipe de alta performance ajudando-a a se adaptar rapidamente às mudanças e avançar com velocidade rumo aos objetivos traçados.
Um dos propósitos do Plano de Comunicação e Marketing (PCM) é estruturar um sistema de mão dupla, dinâmico e proativo, voltado para a disseminação do fluxo de informações que a diretoria tem interesse em compartilhar e que o colaborador precisa saber. Para isso, buscamos alinhar os processos de todos os cursos e setores.
PCM – Plano de Comunicação e Marketing
O Plano de Comunicação e Marketing da Faculdade Funorte é o instrumento facilitador de relacionamento profissional entre direção, núcleos e a sociedade. É um plano estratégico alinhado aos critérios e normas do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e objetivos definidos pelas direções acadêmica e administrativa, para operacionalizar a comunicação interna, integrar setores e núcleos, padronizar políticas de trabalho, diminuir custos de produção e
serviço, dinamizar processos internos e externos, definir conceitos, mensurar resultados, planejar ações, de acordo com a realidade, e fortalecer a marca institucional.
Uma das principais regras a ser implantada pela Ascom é o uso do LOGO da Faculdade Funorte. É proibido o uso de MARCA, em qualquer documento interno ou externo, que não seja o oficial definido pela diretoria desta instituição, conforme imagens abaixo:
Por isso, a Assessoria de Comunicação disponibiliza em sua página no site www.funorte/ascom a LOGO para download e o manual de identidade de marca.
Hoje, a ASCOM trabalha com os seguintes meios de comunicação:
Site: Principal ferramenta de divulgação. Com a rede, podemos disponibilizar, em tempo real, as notícias da instituição, bem como, normas, procedimentos e informações da diretoria acadêmica. Com este veículo, é possível manter uma ligação bem próxima com os estudantes. No Site, tem disponível toda a estrutura acadêmica.
A Semana: Informativo eletrônico semanal, enviado todas as sextas-feiras aos alunos, professores e funcionários administrativos da Funorte com as principais notícias e acontecimentos da semana, dentro da Instituição:
Post: Trata-se de um informativo digital. Pode ser de envio diário ou não a depender da demanda de notícias emergenciais. Suas edições possuem notícias curtas e de importância imediata, como: divulgação de eventos, vagas para estágio ou empregos, informações importantes da instituição entre outros assuntos. São enviados para o corpo docente, discente e colaboradores de forma eletrônica.
Whatstime: Ao final do expediente são publicados os principais links de notícias postadas no site nos grupos de whatsapp institucionais.
Facebook: A Faculdade Funorte tem apostado na mídia social para tratar de forma dinâmica. Todas as publicações são divulgadas nessa mídia social. Além disso, temos um atendimento inbox para responder às principais dúvidas dos alunos.
Instagram: Esta é uma mídia que envolve mais imagem e os conteúdos são ainda mais enxutos. O Instagram é o novo queridinho dos internautas que conseguem viajar o mundo, apenas com um aparelho de celular. O Instagram também é um canal de atendimento off-line, ao qual, conseguimos nos comunicar com os nossos seguidores, em horário pré-determinado.
Assessoria de Imprensa – Clipping Além desses meios de comunicação, a Assessoria é responsável por encaminhar as principais notícias para outros veículos fazerem a divulgação. São publicadas notícias de grande relevância social e que geram mais aproximação da instituição com a comunidade externa.
Publicidade: A criação de peças publicitárias para campanhas de vestibulares e outros eventos também é de responsabilidade da ASCOM. O planejamento é feito de acordo com a disponibilização de verba orçamentária, pré-definida pela direção. As campanhas são divulgadas nas mídias sociais da instituição (Site, Facebook e Instagram) e em outros veículos como rádio e TV.
Conheça a Equipe
Conheça a equipe ASCOM
Douglas Neves – Comunicação
Dayany Alkmim – Marketing
Manual e Briefing