Dando continuidade a programação do SIAP 2018, nesta terça-feira, 13 de junho, os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas assistiram à palestra “Entomologia Forense”, ministrada pelo professor e coordenador do curso, José Bento Sampaio Júnior.

O professor explica que o termo “entomologia” é dirigido quando se utiliza insetos para tentar resolver um caso, como por exemplo, analisar os insetos encontrados em um cadáver, e através da análise dos insetos, é possível saber há quanto tempo o cadáver se encontra em determinado local.

José Bento explica que o objetivo principal da palestra “é apresentar para os alunos um pouco dessa área de entomologia forense, do uso desses insetos para avaliar casos de morte, e também de abuso físico. Isso abre um leque de possibilidade para os acadêmicos, visto que boa parte têm interesse e podem tentar concurso na área de perito criminal e uma das áreas é entomologia forense.”, conclui.

O aluno Rafael Alves, que cursa Ciências Biológicas, conta que escolheu o curso por ser uma área bem ampla e é possível que em todos os lugares tenham um espaço onde se encaixa o biólogo. “Acredito que o curso de entomologia contribui muito para o meu conhecimento agora na formação e também, na profissão que pretendo seguir”, explica Rafael.