Dentro da programação da Siap 2018, foi realizada nesta quinta-feira, 13 de junho, palestra para alunos do curso Biomedicina Fasi, cujo tema foi: “Biossegurança em laboratório de análises clínicas”, com a professora da instituição e biomédica, Letícia Antunes Athayde.

Segundo a biomédica, o objetivo da palestra foi abordar a questão das ações voltadas para a biossegurança na prestação dos serviços realizado dentro do laboratório de análises clínicas. “Foi abordado os riscos que podem ter relacionados ao professor de saúde, o uso adequado dos equipamentos individuais quanto os de proteção coletiva dentro do laboratório, a questão de como fazer os descartes corretos dos resíduos e as boas práticas de laboratório. O foco maior também seria os acidentes dentro do laboratório, que muitas vezes são causados pelo uso inadequado das normas de biossegurança”, explicou.

Letícia explica ainda que é importante que os alunos tenham esse conhecimento para saber o que deve ser feito e quais providências o profissional deve tomar para tentar reverter um quadro de uma possível doença ocupacional. “Isso é importante para o biomédico, justamente porque o profissional vai lidar diretamente com amostras biológicas, como o sangue, por exemplo, e essa questão das boas práticas laboratoriais é essencial para a proteção no serviço de saúde, para não adquirir nenhuma doença relacionada às amostras biológicas que estarão sendo manipuladas”, conta a biomédica.