O curso de Nutrição Fasi, em parceria com a Fundação Sara Albuquerque Costa, realizou no dia 13 de setembro, palestra sobre cuidados nutricionais no combate e tratamento do câncer infantojuvenil. A atividade, que foi aberta a toda comunidade acadêmica, teve o objetivo de conscientizar os alunos em relação ao Setembro Dourado, campanha de combate a este tipo de câncer.

A palestra foi ministrada pela nutricionista infantil da Fundação Sara, Roberta Cunha Mota Santos, com tema “Abordagem nutricional no tratamento do câncer infantojuvenil”. Segundo ela, a discussão é importante, tanto para conscientizar quanto para auxiliar os futuros profissionais. “O Setembro Dourado é uma campanha de concretização sobre o câncer infantojuvenil. Então, para os acadêmicos, é fundamental trazer esta abordagem, pois, o número deste tipo de câncer vem aumentando e eles precisam estar preparados para o atendimento das crianças e adolescentes com o diagnóstico, até mesmo, porque a nutrição adequada durante o tratamento é importante para um melhor prognóstico da doença”, frisou a palestrante.

No episódio, acadêmicos e coordenação assistiram à palestra e discutiram sobre o tema. Para a coordenadora do curso Ilana Gonçalves, “este tema contribui muito para a capacitação dos alunos, além de conscientizar, incentivar a prevenção desse tipo de câncer e sensibilizar os acadêmicos sobre esses cuidados. Assim, serão disseminadores dessas ideias”, destacou.

Anne Beatriz Prates Rocha, acadêmica 7º período do curso falou sobre a importância da atuação do nutricionista na prevenção da doença. “É importante, pois a Nutrição em pacientes oncológicos é essencial para diminuição dos efeitos colaterais provocados pelos tratamentos oncológicos, bem como para melhorar a qualidade e expectativa de vida do paciente e para manutenção do peso”, concluiu.