Coordenação, docente e egressa do curso de Enfermagem Fasi participaram da escrita do livro “Gestantes em foco: o cuidado à família, à mulher e à criança”. A obra foi publicada pela Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri e contou com a escrita delas no capítulo 3.

Segundo a coordenadora de Enfermagem Fasi, Cláudia Danyella Leão, “o livro foi escrito com a finalidade de orientar gestantes, pais e seus familiares sobre diversos assuntos relacionados a gestação, desde o pré-natal aos cuidados com a chegada do bebê. Como a gestação traz consigo muitas dúvidas e incertezas, a obra busca esclarecer e preparar as mulheres e suas famílias para esse momento”, destacou.

O capítulo escrito pela coordenadora fala sobre os exames que devem ser feito na rotina do pré-natal, além da finalidade e importância de cada um deles. Ela citou sobre o que a experiência representou para ela. “Escrever um capítulo de livro permite que eu me sinta mais responsável com a ciência e com a humanidade. Me faz refletir que o que estudamos podem chegar a outras pessoas”, frisou.

Danyella foi convidada a escrever o capítulo pela organizadora do livro; a enfermeira e professora da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Dr. Liliane da Consolação. Para contribuir com a escrita, a coordenadora do curso de Enfermagem Fasi, convidou também a docente do curso, Suélen Jaqueline Souza Ruas, e a egressa, Fernanda Letícia dos Santos Ferreira, que na época ainda era acadêmica.

Suélen destaca seu papel na escrita do livro e fala sobre a experiência. “Participei na revisão geral do capítulo, com sugestões para aprimoramento da escrita e do conteúdo. Foi uma experiência gratificante, pois pude aplicar os conhecimentos acumulados na atuação como enfermeira, professora e pesquisadora. Além disso, a participação foi de grande relevância para meu trabalho porque tratamos de um tema importante para a assistência as gestantes que são os exames laboratoriais”, frisou.

Para a egressa, Fernanda Letícia dos Santos Ferreira, o convite surgiu pelo fato dela ter feito monitoria de Saúde da Mulher. Ela explica que a experiência foi fundamental para agregar conhecimento e para que pudesse ter um diferencial no mercado. “Com a escrita do livro pude contribuir para auxiliar mulheres, gestantes e cuidadores à conhecer um pouco mais desse universo. O capítulo, que destaca sobre exames na gestação, traz uma abordagem importantíssima e preciosa para o conhecimento. Esse projeto me fez abranger meu olhar como futura Enfermeira e me proporcionou experiência para ajudar a expandir conhecimentos acerca de um assunto tão importante”, finalizou.