(38) 3690-6600
(38)9 8826-9082

Prouni


APRESENTAÇÃO:
 
Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei Nº 11.096 em 13 de Janeiro de 2005, o Programa Universidade para Todos – PROUNI, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.
O Prouni é dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos e a professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica para os cursos de licenciatura.
Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, o que permite valorizar o mérito dos estudantes com melhor desempenho acadêmico.
 

COORDENAÇÃO DO PROUNI NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
 
A Coordenação do Prouni na Instituição de Ensino é lotada no NASS – Núcleo de Assistência Social Soebras, situado no Campus São Luiz, na rua Lírio Brant, nº 787 sala 317, 3º andar, bairro São Luiz, na cidade de Montes Claros/MG.
Os candidatos pré-selecionados nos processos regulares e os estudantes bolsistas devem dirigir-se a esse endereço para tratar dos procedimentos de rotina com relação às bolsas de estudos, obter  informações quanto a entrega de documentação em processos regulares e solucionar dúvidas importantes.
Na coordenação do Prouni na Instituição de Ensino, o bolsista poderá requerer a emissão dos seguintes termos:
 
•    Termo de concessão de bolsa;
•    Protocolo de atualização de bolsa (renovação);
•    Comprovante de condição de bolsista;
•    Termo de liberação ou recebimento de transferência;
•    Termo de suspensão de usufruto de bolsa;
•    Termo de encerramento de usufruto de bolsa;
•    Termo de concessão de bolsa permanência.
 
O estudante bolsista integral também poderá renovar sua matrícula na coordenação do Prouni.
 

COORDENADOR REPRESENTANTE:
 
O coordenador representante do Prouni é responsável pelo registro no sistema Sisprouni de todos  os procedimentos de rotina referentes ao ingresso e permanência do bolsista na Instituição de Ensino.
Coordenador responsável:Rafael Gomes
 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
 
•    Horário para entrega de documentação para os candidatos pré selecionados no processo seletivo do Prouni na Instituição de Ensino, no NASS – Núcleo de Assistência Social Soebras: de 8:00às 20:00 impreterivelmente, nas datas determinadas pelo Ministério da Educação – MEC, divulgados semestralmente no site do Prouni;
•    Os candidatos deverão imprimir a declaração, o formulário socioeconômico e a lista de documentos em anexo, preencherem e entregarem junto com a documentação necessária para análise de aprovação do benefício.
•    O Núcleo de Assistência Social Soebras não receberá documentação fora das datas e horários estabelecidos;
•    No ato da entrega dos documentos, os candidatos deverão estar de posse de todos os originais para autenticação das cópias pelo setor responsável;
 

SOLICITAÇÃO DE BOLSA PERMANÊNCIA:
 
Somente os estudantes com bolsa integral do Prouni, matriculados em cursos presenciais, com no mínimo seis semestres de duração e cuja carga horária seja igual ou superior a seis horas diárias de aula, podem requerer a bolsa Permanência na Instituição de Ensino.
A carga horária média de um curso é calculada pela divisão entre a carga horária mínima total do curso, em horas e o resultado da multiplicação do respectivo prazo mínimo em anos para conclusão do curso e o número de dias do ano letivo, sendo este, fixado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB em 200 dias letivos.
 
Exemplo: 
 
Curso: Enfermagem Funorte
Prazo para conclusão do curso: 4 anos
Nº de dias letivos fixados pela LDB: 200 dias
Carga horária total do curso: 4.800 horas
Cálculo:
4 x 200 = 800         4.800 =  6 horas diárias de aula
                                  800
 
Cursos cuja carga horária permite ao estudante bolsista concessão de bolsa Permanência na Instituição de Ensino:
•    Enfermagem Funorte; (Enfermagem Fasi não se aplica)
•    Medicina;
•    Odontologia.
 

PROCEDIMENTOS PARA O REQUERIMENTO DA BOLSA PERMANÊNCIA:
 
O estudante apto ao benefício, deverá abrir uma conta corrente individual no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal e dirigir-se ao NASS da Instituição de Ensino levando cópia dos documentos de identidade e CPF, cópia de um comprovante de residência mais recente (conta de água ou energia elétrica), além dos dados bancários, para que seja efetivado seu requerimento de concessão do benefício.
 

DESEMPENHO ACADÊMICO:
 
O estudante, seja bolsista integral ou parcial, para se manter no Prouni, deverá ser aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.
 

Tabela de nº disciplinas e  nº de dependências permitidas pelo Prouni
 
Nº. de disciplinas cursadas no período
Nº. de dependências permitidas sem reconsideração
De 1 à 3 disciplinas
Nenhuma dependência
De 4 à 7 disciplinas
1 Dependência
De 8 à 12 disciplinas
2 dependências
 
 

Caso o estudante ultrapasse o nº. de dependências permitido pelo Programa, deverá procurar o coordenador do Prouni na Instituição de Ensino para o preenchimento do requerimento de reconsideração da bolsa, apresentando também comprovação das justificativas que o levou a ter um  baixo desempenho acadêmico, para análise e autorização da continuidade do benefício. O estudante poderá solicitar a reconsideração do seu benefício apenas uma vez.

INFORMAÇÕES GERAIS

 

REGULAMENTO INTERNO:
 
•    Todos os alunos, inclusive os bolsistas Prouni, são igualmente regidos pelas mesmas normas e regulamentos internos da Instituição de Ensino;
 

CUMPRIMENTO DOS PRAZOS:
 
•    O cumprimento dos prazos referentes à bolsa do Prouni, são de responsabilidade exclusiva do bolsista
 

LICENÇA GESTANTE:
 
•    À estudante gestante é facultado, pelo período de 90 (noventa) dias, a ausência justificada às aulas. No entanto, permanece a obrigatoriedade de realização de provas, a apresentação de trabalhos em datas especiais, bem como a realização de matrícula. Para os demais procedimentos, deverá ser observado o estabelecido na Lei Nº. 6.202 de 17 de abril de 1975.
 

LINKS PARA DOWNLOAD
 
Lista de documentos
 
Formulário Socioeconômico
 
Declaração
 
Manual do Bolsista Prouni
 
Lei Nº. 6.202 de 17 de abril de 1975
 

 

ATENDIMENTO DA COORDENAÇÃO DO PROUNI
De Segunda à sexta – feira das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00 horas
Telefone: (38) 2101 – 9468
Endereço: Rua Lírio Brant, 787 – Bairro São Luiz – Campus São Luiz
Coordenadores Prouni: Angélica Clara Santos / Larissa N. Mota
 
OBS: Horário para recebimento de documentação PROUNI será de 08:00 às 18:00.