Na tarde da última quarta- feira, 07, no auditório do campus FASI foi realizada outras atividades das oficinas preparatórias oferecidas pelo curso de Nutrição.     A coordenadora do curso de Nutrição Funorte Eryka Jovânia e a docente e nutricionista Jousiane Martins apresentaram os tema e levantaram questões importantes sobre como é feito o atendimento nutricional individualizado e importância de avaliar bem o paciente desde a primeira consulta. “O atendimento nutricional individualizado contempla diagnóstico, intervenção e acompanhamento, considerando particularidades da condição de saúde, cultura alimentar e estilo de vida do cliente”, explicou a nutricionista Jousiane Martins.

Avaliação nutricional é uma abordagem realizada pelo nutricionista com o objetivo de determinar o estado nutricional de uma pessoa. De acordo com Josiane na primeira consulta, são necessárias as etapas avaliativas porque são mais detalhadas e tem o objetivo de coletar toda a informação necessária para um tratamento que resultados satisfatórios. “O atendimento consiste nas seguintes etapas: entrevista, avaliação do estado nutricional por meio de medidas corporais, estimativa das necessidades nutricionais, orientação e aconselhamento nutricional”, explica.

O objetivo da avaliação é identificar o estado nutricional do cliente/paciente e o que ele precisa para atingir seu desejo e objetivo, para isso a anamnese é imprescindível. “Anamnese nutricional é uma técnica utilizada em forma de bate-papo com o paciente com o objetivo conhecer melhor quem está sendo atendido através de diversas recordações de seus hábitos e motivações”, finaliza Jousiane Martins.

De acordo com as nutricionistas o estado nutricional é o resultado do equilíbrio entre várias áreas da nossa vida. A avaliação nutricional utiliza métodos de avaliação de acordo com a idade, sexo e condições fisiológicas de cada um. Ela pode ser feita individualmente ou em grupo.

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *