Parcerias:

(38)9 8826-9082

Fasi em parceria com curso de Psicologia realiza projeto de orientação profissional

As Faculdades de Saúde e Humanidades Ibituruna - Fasi em parceria com o professor Maircon Araújo e os acadêmicos do curso de Psicologia iniciarão o projeto “Orientação Profissional”, que consiste num processo de autoconhecimento, conhecimento das profissões e mercado de trabalho para desenvolver no participante autonomia e maior conhecimento e conforto ao fazer a escolha profissional. Assim, o participante que se submete ao processo tem maiores chances de realizar uma escolha que posteriormente não se arrependerá.

“O projeto teve início a partir da prática em Orientação Profissional que ocorre na disciplina de mesmo nome que é ofertada no último período do curso de Psicologia, no qual o acadêmico já possui conhecimentos teórico e práticos suficientes para realização da prática. Geralmente, a prática ocorre com alunos do 3º ano do ensino médio em escolas públicas e particulares de Montes Claros, além de parcerias com cursinhos preparatórios. Este semestre tivemos a oportunidade de fazer esta parceria com a Funorte Campus Shopping e teremos três turmas de Orientação Profissional ocorrendo em três dias da semana”, explica o docente.

Segundo ele: “O principal objetivo é oportunizar ao participante uma escolha assertiva em relação a profissão. A Orientação tem como base "Autoconhecimento", "Conhecimento das profissões e mercado de trabalho" e "a escolha". O psicólogo que trabalha com a orientação deixa claro para o participante que o processo garante que o mesmo tenha autonomia ao término do processo para fazer sua escolha”, assegura.

Ele acredita que o projeto é de grande relevância social, pois, os jovens passam por fases de grandes conflitos, tanto na área familiar quanto na profissional. “O adolescente/jovem, muitas vezes se encontra angustiado, "perdido", com dúvidas em relação ao que fazer após a conclusão do ensino médio. A orientação profissional, além de esclarecer estas questões, diminuindo a carga ansiolítica, leva o participante a se conhecer melhor, identificando quais são seus gostos, habilidades, interesses, competências para fazer sua escolha. Dizemos que, quanto melhor nos conhecemos, maiores são as chances de escolhermos uma profissão que seja satisfatória a sua realização”, destaca.

Os encontros ocorrerão no mês de outubro e novembro, sendo que em cada um deles será trabalhado temas como: autoconhecimento, conhecimento das profissões e mercado, vestibular, influência dos pares, pais e mídia e o processo de escolha.

Para participar, os interessados, devem se inscreverem através do e-mail: maircon.araujo@fasi.edu.br.

Publicada em: 24/10/2019
Tags: