Parcerias:

(38) 3690-6600
(38)9 8826-9082

CREFITO-4 MG capacita fisioterapeutas de Montes Claros para atuarem no combate à COVID-19


 
 
Treinamento irá preparar tanto profissionais com experiência em UTIs quanto os que não atuam nas unidades, mas que poderão ser realocados para o atendimento hospitalar. Atividade acontecerá nos dias 24 e 25 de julho, no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro

Capacitar fisioterapeutas para atuarem em UTIs no combate ao novo coronavírus. Com este objetivo que o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) realizará, nesta semana, um treinamento em Montes Claros, no Norte de Minas, para fisioterapeutas trabalharão no enfrentamento à pandemia na região.

A capacitação irá acontecer nos dias 24 e 25 de julho, no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro - Rua Plínio Ribeiro, 539, Jardim Brasil. A iniciativa incluirá fisioterapeutas que já atuam nas unidades de terapia intensiva e outros que ainda podem ser realocados para o atendimento hospitalar.

Na ocasião, a delegada de representação política do conselho e membro do Comitê de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do novo coronavírus, criado pelo CREFITO-4 MG no mês de março, Dra. Juliana Carvalho Reis, irá até Montes Claros, juntamente com o integrante da Comissão Regional de Desenvolvimento Científico e Educação da autarquia, Dr. Fábio Martins e a também delegada, Dr. Ana Laura Fonseca. O treinamento vem para atender um anseio dos próprios profissionais do município.

O Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro irá disponibilizar ventiladores mecânicos e equipamentos para a prática. Durante os dois dias, serão abordados os seguintes tópicos: utilização dos equipamentos de proteção individual, impactos da COVID-19 na mecânica pulmonar, bases da ventilação mecânica (princípios, modos, variáveis e parâmetros), além de atividades práticas. A atividade respeitará regras e cuidados de contingenciamento, com grupos pequenos, evitando aglomeração.
 
Segundo o presidente do CREFITO-4 MG, Dr. Anderson Luís Coelho, a iniciativa irá qualificar profissionais chave no tratamento da doença, beneficiando diretamente a população de Montes Claros e região. “O treinamento visa a capacitar os profissionais chave no processo de tratamento dos infectados pela COVID-19, que são os fisioterapeutas. São esses profissionais os responsáveis por cuidar da manutenção da capacidade funcional e controlar os ventiladores mecânicos nas UTIs. Serão dois dias de treinamento que abordarão temas essenciais no trabalho diário e de atualidades científicas no manejo fisioterapêutico dos doentes com COVID-19”.

Fonte - Assessoria de Comunicação - CREFITO-4 MG

Publicada em: 21/07/2020
Tags: