Parcerias:

(38)9 8826-9082

COMUNICADO AOS ESTUDANTES

Aos Estudantes da FASI,
Vivenciamos tempos difíceis. O momento, agora, é de cuidado, mudanças de hábitos, foco e determinação. Nas últimas semanas todos nós, enfrentamos inúmeros desafios – pessoais, profissionais e acadêmicos.
Desde que a pandemia da COVID-19 chegou ao Brasil, especificamente em Minas Gerais – , a FASI trabalha, efetivamente, para manter a eficiência das suas atividades e, ao mesmo tempo, promover o bem-estar, a saúde e a segurança de toda a comunidade acadêmica. Diante disso e com base no que foi estabelecido pelo Ministério da Educação, iniciamos desde os dias 23 e 24 de março, as nossas atividades remotas. O conteúdo teórico das disciplinas/módulos dos nossos cursos de graduação está sendo ministrado de maneira remota – e isso não significa que estamos alterando os nossos cursos presenciais para cursos na modalidade EAD.
Isso significa, apenas, que diante desse cenário extremamente complexo, as instituições de ensino superior passaram a contar com o apoio das Tecnologias de Informação e Comunicação no seu processo de ensino-aprendizagem, conforme determinação do Ministério da Educação – Portaria 343, de 17 de março de 2020 . A FASI adotou as ferramentas da nossa parceria com a plataforma Google for Education.
Hoje, como já é reconhecido por toda a nossa comunidade acadêmica e pela sociedade de maneira geral, o corpo docente da FASI, composto em sua maioria por mestres e doutores, é referência não somente em ensino e pesquisa, mas também em suas áreas de atuação. A decisão de ministrar aulas remotas foi amplamente apoiada e validada por cada um dos nossos professores, que reconhecem não apenas a importância do isolamento social para revertemos esta situação, mas também entendem que uma parte da ementa de suas disciplinas pode ser ofertada em plataformas digitais, sem qualquer perda no processo de ensino-aprendizagem. São os mesmos professores que os acompanhavam em sala de aula presencial, que estão garantindo a continuidade nas disciplinas. A FASI manteve, na integralidade, o contrato de todos esses profissionais, que estão ao lado de cada um de vocês – nossos estudantes – nesta etapa provisória. São eles os responsáveis pela preparação e disponibilização de materiais específicos para este momento, neste novo formato. São eles os responsáveis pela condução de cada aula. São eles os responsáveis pela definição da metodologia mais eficiente. São eles que estão disponíveis – da maneira que sempre estiveram – em caso de dúvidas e em todos os outros momentos, cuja intervenção e contato forem necessários.
A FASI reafirma o compromisso com o cumprimento do contrato de prestação de serviços e dos dias letivos, previstos no calendário acadêmico divulgado para este semestre, sem nenhum comprometimento pedagógico naquilo que a legislação vigente determina.
A nossa equipe de colaboradores técnico administrativos também continua trabalhando, conforme recomendações das portarias e decretos publicados.
Para que a faculdade mantenha as condições de assegurar a continuidade dos trabalhos educacionais, conforme apresentado neste documento, respeitando a legislação em vigor, é necessário que você, acadêmico, também mantenha o seu compromisso financeiro relativo às mensalidades regulares do curso no qual está matriculado, justamente por não se tratar de uma
migração da modalidade presencial para a distância, mas tão somente um reordenamento emergencial e temporário de formato de trabalho, nos aspectos em que isto é possível – conteúdos teóricos – e a segurança de oferta em tempo oportuno das atividades práticas e estágios.
Contamos com o apoio e a dedicação de cada um de vocês para que este momento difícil possa ser ressignificado em aprendizado, quebra de paradigmas e, principalmente, saúde e vida.
Fiquem atentos a eventuais novos comunicados, pois eles podem apresentar informações importantes para a organização de sua vida acadêmica.
Esse é um momento de união, mesmo à distância. Esse é um dos benefícios da tecnologia: nos unir mesmo que separados.
Respeitosamente,
Direção Geral