(38)9 8826-9082

Cine Borboleta encerra setembro amarelo com abordagem sobre aspectos emocionais masculinos

Para encerrar as atividades alusivas ao “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio, acadêmicos do curso de Psicologia da Fasi, participaram na noite desta segunda-feira, dia 30 setembro, do Cine Borboleta. Na ocasião, os universitários assistiram ao documentário “O silêncio dos homens”, que aborda sobre os aspectos emocionais do homem dentro de uma sociedade que reprime seus sentimentos e suas formas de expressá-los.

Após a apresentação do documentário, os estudantes participaram de debate dirigido pela antropóloga Cassiane Campos Diniz, pela psicóloga Marajane Alencar Loyola e pela psicóloga Iara Biondi.

De acordo com Laura Lilian, coordenadora do curso de Psicologia da Fasi, o assunto abordado no documentário é de suma importância para os acadêmicos. “A prevenção ao suicídio deve ser uma campanha estendida por todos os meses do ano, não apenas em setembro. Tendo em vista que os homens se suicidam quase quatro vezes mais que as mulheres, discutir este tema é fundamental entre os estudantes de psicologia”.

Segundo Marajane Alencar, o homem sente muita dificuldade em expressar suas emoções e os resultados deste silêncio têm sido negativos para eles e para a sociedade em geral. Ela afirma que: “o homem, por não ter uma base emocional construída, acaba devolvendo seus sentimentos em formas como violência, irresponsabilidade paterna, culpabilização da mulher, entre outros aspectos negativos que interferem não apenas no psicológico, mas na sua relação com toda a sociedade.”.

A acadêmica do 4º período do curso de Psicologia, Mírian Nascimento, comenta que: “o documentário agregou muito conhecimento. Entender sobre as dificuldades enfrentadas pelos homens irá nos ajudar a ter uma percepção diferente sobre o comportamento deles diante da sociedade e como nós, enquanto futuros psicólogos, iremos lidar com suas emoções tendo em vista os impedimentos que eles têm em compartilhá-los”.

Publicada em: 01/10/2019
Tags: