Parcerias:

(38) 3690-6600
(38)9 8826-9082

Acadêmicos e egressos de Psicologia participam de fórum sobre saúde mental


O II Fórum Internacional de Novas Abordagens em Saúde Mental que foi realizado entre os dias 20 e 22 de setembro, em Belo Horizonte, teve como objetivo promover um espaço de debates e trocas de experiências entre pessoas e organizações que vêm construindo novas práticas em saúde mental, visando o desenvolvimento da qualidade dos serviços em articulação com a comunidade. Os acadêmicos do 6° período de Psicologia, Nilson de Jesus Oliveira Leite Júnior, Jéssica Rodrigues Pereira, Bianca de Oliveira Santana apresentaram trabalhos no evento. O Fórum foi promovido através de articulações entre profissionais de saúde, professores, da IMHCN (International Mental Health Collaboration Network), do CENAT (Centro Educacional Novas Abordagens Terapêuticas), usuários e familiares.

De acordo com a professora, Jânia Samúdio, que acompanhou os acadêmicos da Fasi, eventos como esse proporcionam o contato dos estudantes com uma experiência diferenciada que contribui no crescimento deles como profissionais. “Estou feliz em vê-los participando, ouvindo e interagindo com novos conteúdos, pessoas e profissionais, tendo acesso a outras realidades, pois participar do fórum proporciona crescimento acadêmico, uma vez que os possibilita interagir com novos conteúdos e especialistas. Além disso, propõe reflexões sobre a formação e a futura prática deles enquanto profissionais”.

O acadêmico do 6º período de Psicologia Fasi, Nilson de Jesus Oliveira Leite Júnior, fala a respeito do seu trabalho. “Nós apresentamos uma prática desenvolvida por nossa turma no semestre passado. Tivemos o projeto ‘Saúde Mental e Cidadania no Parque’, que foi um trabalho interdisciplinar para as disciplinas de Psicopatologia I e Teorias e Técnicas Grupais. Nesse trabalho, a proposta foi levar informações e reflexões acerca da saúde mental para os transeuntes do Parque Milton Prates. Foi um sucesso que resolvemos levar os nossos resultados para o fórum com o objetivo de compartilhar e até mesmo inspirar outros acadêmicos”.

O estudante ainda diz que: “O fórum foi muito proveitoso. Teve dois palestrantes do Canadá que trouxeram várias informações de como a saúde mental é tratada e, ainda, foi possível fazer várias articulações entre teoria e prática. Sem falar nos inúmeros contatos que fizemos com outros estudantes e profissionais. Estou ansioso pelos próximos, pois para ter uma formação completa é fundamental participar de eventos científicos. No dia 19 de outubro estaremos em Diamantina com esse mesmo projeto. Faremos uma intervenção no mercado municipal da cidade”.

 


Publicada em: 25/09/2019
Tags: