Informações Gerais – Extensão

Coordenadora: Profa. Marcela Silva Antunes Pamponet
E-mail: [email protected]
Telefone: (38)2101-9274

A extensão universitária é na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a extensão universitária deve ser entendida como ato ou  efeito de estender à comunidade social, o acesso pela Instituição de Ensino Superior – IES, indissociável, portanto, das funções de ensino e pesquisa.

Deste modo as Instituições de Ensino Superior – IES têm a oportunidade de levar até à comunidade os novos conhecimentos que produz, ao pesquisar os valores e a cultura regional e divulgando-os com o ensino. É uma forma de socializar e democratizar o conhecimento, levando-o também aos não universitários. Neste ato de comunicação dos cursos da Instituição com a realidade local, regional ou nacional, ocorre a possibilidade de renovação constante de sua própria estrutura, de seus currículos e suas ações tornando-os mais inseridos no contexto de realidade do país.

Sendo assim, o ensino necessita da extensão para levar seus conhecimentos à comunidade e completá-lo com aplicações práticas. A interdependência, portanto, entre ensino-pesquisa e extensão se faz obrigatória, pois a extensão, nas diversas áreas precisa dos conteúdos, dos educandos e dos professores para ser efetivada; necessita, ainda, da pesquisa, para diagnosticar e oferecer soluções para os diversos problemas com os quais irá deparar-se, bem como para que esteja, constantemente, atualizando-se, pois, a pesquisa não pode prescindir dos conhecimentos detidos pelo ensino, como base de partida para novas descobertas e, também do ensino e da extensão, para difundir e aplicar sua produção e, assim, indicar-lhe os novos rumos a seguir. Os cursos da Instituição esperam que, através do seu Núcleo de Extensão-NEX, possam prestar uma contribuição sócio-educacional às comunidades interna e externa, no oferecimento de atividades de extensão com qualidade e compromisso social.

Processo Seletivo