Nesta quinta-feira, 09 de maio, o Asilo São Vicente de Paula recebeu a visita de acadêmicos de vários cursos da área da saúde da Funorte e Fasi. A Ação Global, como foi intitulada, comemora o aniversário de 115 anos do Asilo e, para isso, foram desenvolvidas atividades para entreter os idosos.

Participaram da ação, os cursos de Nutrição, Educação Física, Fisioterapia e Estética e Cosmética da Funorte. Entre as atividades: tiveram danças, manicure, massagens nas mãos, hidratação alimentar, jogo da velha, orientação sobre os alimentos saudáveis e higiene bucal.

A professora do curso de Nutrição e idealizadora do evento, Kátia Pina, explica que o objetivo é: “trazer alegria e descontração aos idosos que precisam e, além disso, integrar vários cursos e trabalhar em conjunto, cada acadêmico contribuindo com as atividades dentro do seu curso”.

A gerente administrativa do Asilo, Anielly Costa Silva, conta que o São Vicente de Paulo tem o propósito de acolher e cuidar dos idosos desde 1904, sendo considerada hoje, a mais velha instituição de Montes Claros. “As ações realizadas pelos acadêmicos vem com intuito de suporte para a entidade, o que é muito bom e traz satisfação e alegria aos idosos”, diz a gerente.

Keiti Breni, dentista que contribuiu para a ação, explica o objetivo da odontologia: “Trazer informações sobre higienização bucal, de próteses, para isso, trouxemos escovas de dente, e demos instruções para os cuidadores da importância de fazer esses cuidados e ter esse acompanhamento todos os dias”.

Estudante do 10º período de Fisioterapia, José Bruno da Silva, explica que “sendo a área da fisioterapia muito ampla, a qual abrange diversas técnicas e modalidades da saúde, como prevenção e reabilitação, eventos como estes são de extrema importância para podermos colocar na prática a área da geriatria podendo realizar atividades para articulação e flexibilidade”.

“O evento é importante porque a maioria desse público se sente esquecidos, nos emocionamos sempre, trazemos atividades como dança a fim de trazer diversão para essas pessoas, além do mais, a estatística hoje mostra que a população Brasileira está envelhecendo mais rápido, nos alertando para sermos mais cuidadosos e de fato nos preocupar com nossa saúde”, destaca Luana da Mata Oliveira, do 7º período de Educação Física.

Para Nathalia Meira Coelho, aluna do 5º período de Nutrição, “toda profissão deve, além do problema do paciente, olhar com humanidade para com eles, pois, pequenos gestos podem mudar o dia, e é preciso saber olhar para dentro do paciente e não só para o exterior”, conclui.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *