Teve início nesta segunda-feira, 27, o I Congresso Norte Mineiro de Enfermagem e as Tendências do Mercado de Trabalho. O evento que foi realizado no Espaço OAB Eventos, contou com a palestra: “Tratamentos e manejo em feridas e coberturas: melhores práticas e cuidados avançados, o que há de novo no mercado a ser utilizado pelo enfermeiro”, proferida pela Professora Mestre, Vanessa Oliveira Guimarães. Estiveram presentes, os fundadores da Funorte Ruy Muniz e Raquel Muniz, diretores das unidades, as coordenadoras do curso de Enfermagem, Leila Siqueira (Funorte) e Danyella Leão (Fasi), além de profissionais da área e acadêmicos.

A palestrante comenta sobre a importância da Enfermagem. “A Enfermagem é uma profissão que trabalha sempre com assistência, administração, cuidado e educação. E esse cuidado vai além, na enfermagem não tem diferença de uma área para outra, pois as bases são as mesma para todos os campos”, explica.

Vanessa Oliveira ainda fala sobre a relevância da estomaterapia para os acadêmicos. “É importante para eles terem um contato com uma realidade verdadeira, pois a estomaterapia é uma área muito específica, mas a demanda e atuação é em todas a áreas”, finaliza.

Estomaterapia

Estomaterapia é a área da Enfermagem que trabalha com a melhor escolha para tratar do paciente com feridas agudas, crônicas e complexas, pacientes com estomias, incontinentes (urinário e anal), fístulas, cateteres e drenos.