Nesta quarta-feira, 09 de maio, foi realizado encerramento das aulas práticas de noções de primeiros socorros, que aconteceram durante duas semanas, com a participação de aproximadamente 300 acadêmicos de cursos da área da saúde como Nutrição, Estética e Cosmética, Farmácia, entre outros.

O evento, que foi promovido pelas Faculdades Fasi e Funorte e idealizado pelos professores Dayson Henrick Salvino Pereira e Harley Medawar, teve abertura com palestras do Tenete Castro, do Corpo de Bombeiros e Ubiratam Lopes, coordenador do Núcleo de Educação Permanente – NEP do SAMU e fechamento com prova teórica e prática.

Segundo o professor Dayson, o objetivo foi preparar os estudantes para agir diante de situações que seja necessário o uso de técnicas de primeiros socorros. “Tivemos palestras sobre como se portar diante de situações de agravo a saúde e risco de vida, como parada cardíaca, infarto, AVC, convulsões, dentre outros temas. Foram utilizadas práticas de simulações realísticas com uso de manequins para que os alunos colocassem em prática aquilo que foi aprendido em sala de aula”, frisou.

Harley Medawar, docente e enfermeiro com vasta experiência em terapia intensiva, destacou a importância do evento. “Esta atividade representa o formato inovador de ensino, mesclando teoria e prática e o knowhow dos professores foi fundamental para o sucesso do evento”, ressaltou o docente.

Karine Fernandes, do 3º período de Nutrição, falou sobre a importância deste conhecimento para sua formação. “É um aprendizado que agrega muito à minha formação. Saber técnicas de primeiros socorros é importante em qualquer profissão, principalmente para quem atua na área da saúde”, finalizou.