Acadêmicos da pós-graduação em Microbiologia tiveram na grade deste semestre, o módulo “Tópicos em Biologia Celular Avançada”, ministrado pelo professor Caio Roberto Soares Bragança, biólogo, especialista em Microbiologia (PUC-MG), Mestre em Microbiologia (UFV); Phd em Biotecnologia molecular pelo Waterford Institute of Technology.

Atualmente, o professor trabalha com Biotecnologia e Fisiologia de microrganismos na produção de proteínas de interesse industrial e a oportunidade de ministrar o módulo surgiu á convite do professor coordenador do curso, biomédico Mestre em Ciências Médicas e doutor em Neurociências pela Universidade Federal Fluminense, Maximino Alencar Bezerra Júnior.

As aulas foram ministradas através de metodologias ativas, onde o foco principal foi expandir conhecimentos teóricos e práticos em tópicos avançados da biologia celular aplicada à microbiologia, além de desenvolver habilidades e competências técnicas em análise crítica de periódicos científicos de pesquisa experimental sobre os temas abordados. Houve a discussão de artigos científicos que trouxeram temas controversos até mesmo entre os pesquisadores, construíram situações problemas nos quais os acadêmicos tiveram que resolvê-los de forma prática.

Segundo Caio Roberto Soares, “a pós-graduação abre o leque de possibilidades de atuação dos profissionais, uma vez que, na pós o aprofundamento do conteúdo é o objeto do curso, que muitas vezes não foi visto com profundidade durante a graduação”. Ele ainda comenta como foi aplicar o módulo para os acadêmicos. “Foi sensacional e muito proveitoso. Os alunos se demonstraram bastante otimistas, o que fez com que o módulo fluísse de forma leve e natural”, comentou o biólogo.

O professor visitante fala ainda sobre o diferencial que o Microbiologista deve ter. “O profissional tem que saber lidar com os problemas e propor soluções. O microbiologista sempre se depara com assuntos que fogem do teórico aprendido em sala de aula. É pensar ‘fora da caixinha’. Conhecer o objeto de estudo e propor medidas de solução será sempre o destaque em sua carreira, sempre levando em consideração a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, ações que foram trabalhadas durante todo o módulo do curso”, finaliza Caio.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *