Estudantes do 7º período do curso de Nutrição Fasi participaram, no dia 15 de fevereiro, de palestra com tema “Dietoterapia no tratamento de quimioterapia”, ministrado pela nutricionista e docente Isabela Costa Cordeiro.

Com o objetivo de preparar os acadêmicos para o estágio supervisionado de Nutrição Clínica, a palestra contou com discussão sobre conceitos do câncer e tipos de tratamento. Segundo Isabela, “o intuito da aula foi fazer uma introdução sobre o que é câncer, quais tipos de tratamento e aprofundar no tratamento de quimioterapia. Além de abordar o conceito de quimioterapia, como é realizada e quais os impactos tem para o estado nutricional do paciente e, por fim, discutir sobre os efeitos colaterais que a dietoterapia consegue contornar e aliviar, fornecendo maior qualidade de vida para o paciente oncológico”, destacou.

Isabela frisou, ainda, sobre a importância de trazer esta abordagem para a sala de aula. “Como os alunos passarão pela experiência do estágio clínico, terão a oportunidade de vivenciar casos de pacientes oncológicos e, a maioria desses pacientes, fazem vários tipos de tratamento, principalmente a quimioterapia. Então, é importante que eles saibam conduzir a dietoterapia para fornecer o tratamento adequado para estes pacientes”, finalizou a docente.