Na última segunda-feira, 05, o curso de Nutrição da Funorte e Fasi deu início as oficinas preparatórias para receber calouros e veteranos. A primeira atividade teve como tema “Diabetes Gestacional e Conduta Nutricional”, com a docente e nutricionista Laura Caroline Capuchinho. Durante a aula, a docente explicou sobre a diabetes gestacional que é um aumento do nível de açúcar no sangue (hiperglicemia) durante a gravidez em mulheres que, antes de engravidar, não tinham diabetes.

Para a nutricionista é importante planejar a gravidez para que a futuras mamães estejam recebendo o devido tratamento. “A maioria das más formações que acontecem nos filhos de mães com diabetes afetam órgãos que se formam bem no inicio da gravidez, já nas primeiras semanas de vida do bebê”, disse Laura Caroline durante a aula.

De acordo com Laura, existem alguns dos fatores que colocam a mãe em risco de desenvolver diabetes gestacional são muito parecidos com os fatores de risco da diabetes em geral. ”A obesidade que pode causar à falha na função da insulina. A idade quanto mais velha a mãe, maior a possibilidade de apresentar a doença, histórico familiar, ter dado luz a bebês acima do peso, Já ter tido diabetes gestacional aumenta o risco de reincidência em seis vezes”, explica.

Segundo a docente, o tratamento para diabetes gestacional normalmente é iniciado apenas com uma dieta pobre em carboidratos e a prática regular de exercício físico moderado. No entanto, nos casos mais graves onde a quantidade de açúcar no sangue é muito superior ao esperado, deve-se optar pelo uso de remédios hipoglicemiantes orais ou insulina a fim de controlar o açúcar do sangue mantendo-o sob índices aceitáveis.

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *