Psicologia

Informações Gerais

Reconhecido pelo Ministério da Educação através da portaria nº 430 de 21/10/2011

Modalidade: Bacharelado

  • Ênfase: Saúde Mental e Clínica
  • Ênfase: Processos Educacionais

* A escolha da ênfase ocorre após cursar as disciplinas de Núcleo Comum: no 8º período matutino e 9º período noturno.

Duração:
Diurno

  • Mínimo: 05 anos / 10 períodos
  • Máximo: 08 anos /  16 períodos

Noturno

  • Mínimo: 05 anos e 6 meses / 11 períodos
  • Máximo: 08 anos e seis meses /  17 períodos

Turno de funcionamento: Diurno e Noturno

Coordenador de Curso:
Francely Aparecida dos Santos / Laura Lilian Ferreira Silva
Email: coord.psicologia@fasi.edu.br

Telefone: (38) 3690-6619

Endereço: Av. Nice 99, Ibituruna. Montes Claros/MG – CEP: 39.401-303

Objetivo

O Curso de Psicologia tem como meta prioritária oferecer uma Formação de Psicólogo, voltada para a atuação profissional, com incentivo para a pesquisa e transmissão da Psicologia, e deve assegurar uma formação baseada nos seguintes princípios e compromissos alicerçados pelas Diretrizes Curriculares para cursos de Psicologia no país:

  • Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;
  • Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
  • Reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multi determinação do fenômeno psicológico;
  • Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
  • Atuação em diferentes contextos considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
  • Respeito à ética profissional nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o  público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações na área da Psicologia;
  • Aprimoramento e capacitação contínuos;

Perfil do Egresso

Espera-se que o profissional egresso do curso ora proposto seja comprometido ética e politicamente com a produção científica no campo da Psicologia, com o fazer cotidiano e tenha uma prática profissional comprometida com a melhoria da qualidade de vida, direitos humanos e direitos sociais no Norte de Minas e no país. Isto significa que odo egresso do Curso de Psicologia da FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA – FASI estará apto a fazer uma leitura psicossocial do entorno e das relações entre sujeitos, grupos, organizações e instituições. Também estará apto a atuar no campo das políticas públicas, tendo como referências os direitos humanos e sociais.

A política de educação continuada do egresso se constitui em uma das estratégias de consolidação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Psicologia da FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA – FASI.

Neste sentido, e com o objetivo de acompanhar as tendências atuais de aperfeiçoamento profissional, aliado ao desafio de melhorar a qualidade dos serviços profissionais oferecidos pelo psicólogo na região, o Curso de Psicologia da FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA – FASI – propõe as seguintes estratégias para a educação continuada de seus egressos:

  • Criação de grupos de aperfeiçoamento profissional (GAPs), onde são constituídos grupos de acompanhamento dos egressos com o objetivo de buscar a excelência na oferta de serviços, que se reúnem com frequência quinzenal ou mensal, sob supervisão de um psicólogo do corpo docente do curso. Os grupos identificam suas prioridades e necessidades de aprimoramento e, através de cooperação mútua, são conduzidos a um processo de aprendizagem individual e coletiva contínuos;
  • Acompanhamento de Planos de Desenvolvimento Profissional, onde os egressos são orientados a identificar áreas de necessidade de desenvolvimento profissional, definir estratégias de aprendizagem e estabelecer um planejamento para seus estudos.
  • Organização de seminários, cursos de atualização e fóruns interdisciplinares para abordagem de temas específicos, de acordo com demandas locais e regionais, com disponibilidade para realização de eventos desta natureza na instituição e nos municípios da região.
  • Orientação e apoio à produção científica, pesquisa, estudos e publicações voltadas para a área de atuação do egresso, valorizando o conhecimento profissional adquirido.
  • Programa de Pós-graduação latu sensu com cursos oferecidos segundo a realidade e demanda regional, cumprindo o compromisso com a comunidade e a qualificação profissional;

Informações Adicionais

Apresentação do Curso

O Curso de Psicologia apresenta um projeto pedagógico focalizado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador do processo ensino-aprendizagem. O caminho para se atingir esse objetivo é aprender fazendo, numa formulação que potencializa sinergicamente seus resultados a partir do binômio: teoria-prática para o processo de produção efetiva do conhecimento, fundado na dinâmica ação-reflexão-ação.

O curso é fundado na interdisciplinaridade e visando integrar, em todas as etapas da graduação, as dimensões psicológica, social, biológica, ecológica e político-social.
A inserção do aluno na comunidade é uma prioridade do curso, representando a integração da teoria à prática. A fim de favorecer essa dimensão decisiva na formação do futuro profissional, são oferecidas a ele, desde os primeiros períodos do Curso, múltiplas oportunidades de participação nos vários serviços de Psicologia em atividades de estágios curriculares e de extensão.

Estágio

Os estágios serão desenvolvidos em parcerias com municípios da região, atendendo suas demandas e estruturados para este fim e onde já existem profissionais habilitados para supervisionar a prática dos estagiários. Essa proposta oportunizará aos acadêmicos vivências práticas nas ênfases em Saúde Mental e em Processos Educacionais, como também, na clínica e nas áreas emergentes de atuação profissional, com destaque para os processos psicossociais na política de assistência social em interface com o sistema jurídico.

As instituições serão conveniadas com a Faculdade através de acordo de cooperação e do oferecimento de garantias de comprometimento com o desenvolvimento das atividades de estágio, com termos de compromisso estabelecidos e segundo os atributos na forma da Lei de Estágio, Lei nº 11.228 de 25 de setembro de 2008. Serão consideradas ainda, para efetivação e continuidade do convênio, as necessidades de formação do acadêmico e as necessidades e demandas da instituição concedente, como também a possibilidade de continuidade dos trabalhos.

Extensão

  • Projeto Cine Borboleta;
  • Viagens Técnicas e Culturais
  • Palestras/Seminários em escolas municipais e estaduais
  • Palestras em Empresas e outras instituições
  • Fórum Clinico
  • Participação em Campanhas
  • Ação Saúde SOEBRAS

Coordenação

Francely

Coordenadora de Psicologia

Francely Aparecida dos Santos
E-mail: francely.santos@fasi.edu.br
Telefone: (38) 3690-6600

DOUTORA EM EDUCAÇÃO: Formação de Professores, pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP-SP (2012), e  MESTRADO EM EDUCAÇÃO : Formação de Professores, pela UNIVERSIDADE DE UBERABA-UNIUBE (2003). Graduada em licenciatura plena em Pedagogia (1999), pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG -UNIMONTES, e em Matemática (2000), pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG. Especialista em Psicopedagogia e em Teoria e Prática em Supervisão Educacional, ambas pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Docente e efetiva concursada da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS / MG -UNIMONTES.Coordenadora do curso de Psicologia FASI.

Laura Lillian

Coordenadora de Psicologia

Laura Lílian Ferreira Silva
E-mail: laura.lilian@fasi.edu.br
Telefone: (38) 3690-6600

Graduada em Psicologia pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas- FUNORTE (2011) e especialização em MBA em Administração de Empresas: ênfase em Gestão de Pessoas (ISEIB-2013). Pòs-graduanda em Psicologia do Esporte pelo Centro Universitário Uninter (2015-2017). Coordenadora do curso de Psicologia FASI. Docente nos cursos de Psicologia, Educação Física, Odontologia, Administração, Medicina Veterinária, Pedagogia e Engenharia Civil FASI/FUNORTE. Professora Orientadora do Centro de Pesquisa da Funorte/FASI, desde 2012. Psicóloga na Clinica Integrar. Proprietária e Consultora Organizacional da Vincular Pessoas e Empresas, prestação de serviços de Recrutamento, Seleção, Treinamento/Desenvolvimento de pessoas e equipes. Psicóloga Voluntária no Projeto Escola de Futebol Unimontes do Centro Esportivo da Unimontes (CEU

Uma resposta para Psicologia
  1. Boa noite!
    Eu gostaria de saber se ingressando no curso de psicologia, poderei ser dispensada de algumas matérias , já que tenho curso de administração de empresa e pos graduação em psicologia do trabalho e desenvolvimento organizacional.


[top]

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *