Psicologia

Informações Gerais

Reconhecido pelo Ministério da Educação através da portaria nº 430 de 21/10/2011

Modalidade: Bacharelado

  • Ênfase: Saúde Mental e Clínica
  • Ênfase: Processos Educacionais

* A escolha da ênfase ocorre após cursar as disciplinas de Núcleo Comum: no 8º período matutino e 9º período noturno.

Duração:
Diurno

  • Mínimo: 05 anos / 10 períodos
  • Máximo: 08 anos /  16 períodos

Noturno

  • Mínimo: 05 anos e 6 meses / 11 períodos
  • Máximo: 08 anos e seis meses /  17 períodos

Turno de funcionamento: Diurno e Noturno

Coordenador de Curso:
Francely Aparecida dos Santos / Laura Lilian Ferreira Silva
Email: coord.psicologia@fasi.edu.br

Telefone: (38) 3690-6619

Endereço: Av. Nice 99, Ibituruna. Montes Claros/MG – CEP: 39.401-303

Objetivo

O Curso de Psicologia tem como meta prioritária oferecer uma Formação de Psicólogo, voltada para a atuação profissional, com incentivo para a pesquisa e transmissão da Psicologia, e deve assegurar uma formação baseada nos seguintes princípios e compromissos alicerçados pelas Diretrizes Curriculares para cursos de Psicologia no país:

  • Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;
  • Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
  • Reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multi determinação do fenômeno psicológico;
  • Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
  • Atuação em diferentes contextos considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
  • Respeito à ética profissional nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o  público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações na área da Psicologia;
  • Aprimoramento e capacitação contínuos;

Perfil do Egresso

Espera-se que o profissional egresso do curso ora proposto seja comprometido ética e politicamente com a produção científica no campo da Psicologia, com o fazer cotidiano e tenha uma prática profissional comprometida com a melhoria da qualidade de vida, direitos humanos e direitos sociais no Norte de Minas e no país. Isto significa que odo egresso do Curso de Psicologia da FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA – FASI estará apto a fazer uma leitura psicossocial do entorno e das relações entre sujeitos, grupos, organizações e instituições. Também estará apto a atuar no campo das políticas públicas, tendo como referências os direitos humanos e sociais.

A política de educação continuada do egresso se constitui em uma das estratégias de consolidação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Psicologia da FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA – FASI.

Neste sentido, e com o objetivo de acompanhar as tendências atuais de aperfeiçoamento profissional, aliado ao desafio de melhorar a qualidade dos serviços profissionais oferecidos pelo psicólogo na região, o Curso de Psicologia da FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA – FASI – propõe as seguintes estratégias para a educação continuada de seus egressos:

  • Criação de grupos de aperfeiçoamento profissional (GAPs), onde são constituídos grupos de acompanhamento dos egressos com o objetivo de buscar a excelência na oferta de serviços, que se reúnem com frequência quinzenal ou mensal, sob supervisão de um psicólogo do corpo docente do curso. Os grupos identificam suas prioridades e necessidades de aprimoramento e, através de cooperação mútua, são conduzidos a um processo de aprendizagem individual e coletiva contínuos;
  • Acompanhamento de Planos de Desenvolvimento Profissional, onde os egressos são orientados a identificar áreas de necessidade de desenvolvimento profissional, definir estratégias de aprendizagem e estabelecer um planejamento para seus estudos.
  • Organização de seminários, cursos de atualização e fóruns interdisciplinares para abordagem de temas específicos, de acordo com demandas locais e regionais, com disponibilidade para realização de eventos desta natureza na instituição e nos municípios da região.
  • Orientação e apoio à produção científica, pesquisa, estudos e publicações voltadas para a área de atuação do egresso, valorizando o conhecimento profissional adquirido.
  • Programa de Pós-graduação latu sensu com cursos oferecidos segundo a realidade e demanda regional, cumprindo o compromisso com a comunidade e a qualificação profissional;

Informações Adicionais

Apresentação do Curso

O Curso de Psicologia apresenta um projeto pedagógico focalizado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador do processo ensino-aprendizagem. O caminho para se atingir esse objetivo é aprender fazendo, numa formulação que potencializa sinergicamente seus resultados a partir do binômio: teoria-prática para o processo de produção efetiva do conhecimento, fundado na dinâmica ação-reflexão-ação.

O curso é fundado na interdisciplinaridade e visando integrar, em todas as etapas da graduação, as dimensões psicológica, social, biológica, ecológica e político-social.
A inserção do aluno na comunidade é uma prioridade do curso, representando a integração da teoria à prática. A fim de favorecer essa dimensão decisiva na formação do futuro profissional, são oferecidas a ele, desde os primeiros períodos do Curso, múltiplas oportunidades de participação nos vários serviços de Psicologia em atividades de estágios curriculares e de extensão.

Estágio

Os estágios serão desenvolvidos em parcerias com municípios da região, atendendo suas demandas e estruturados para este fim e onde já existem profissionais habilitados para supervisionar a prática dos estagiários. Essa proposta oportunizará aos acadêmicos vivências práticas nas ênfases em Saúde Mental e em Processos Educacionais, como também, na clínica e nas áreas emergentes de atuação profissional, com destaque para os processos psicossociais na política de assistência social em interface com o sistema jurídico.

As instituições serão conveniadas com a Faculdade através de acordo de cooperação e do oferecimento de garantias de comprometimento com o desenvolvimento das atividades de estágio, com termos de compromisso estabelecidos e segundo os atributos na forma da Lei de Estágio, Lei nº 11.228 de 25 de setembro de 2008. Serão consideradas ainda, para efetivação e continuidade do convênio, as necessidades de formação do acadêmico e as necessidades e demandas da instituição concedente, como também a possibilidade de continuidade dos trabalhos.

Extensão

  • Projeto Cine Borboleta;
  • Viagens Técnicas e Culturais
  • Palestras/Seminários em escolas municipais e estaduais
  • Palestras em Empresas e outras instituições
  • Fórum Clinico
  • Participação em Campanhas
  • Ação Saúde SOEBRAS

Coordenação

Francely

Coordenadora de Psicologia

Francely Aparecida dos Santos
E-mail: francely.santos@fasi.edu.br
Telefone: (38) 3690-6600

DOUTORA EM EDUCAÇÃO: Formação de Professores, pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP-SP (2012), e  MESTRADO EM EDUCAÇÃO : Formação de Professores, pela UNIVERSIDADE DE UBERABA-UNIUBE (2003). Graduada em licenciatura plena em Pedagogia (1999), pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG -UNIMONTES, e em Matemática (2000), pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG. Especialista em Psicopedagogia e em Teoria e Prática em Supervisão Educacional, ambas pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Docente e efetiva concursada da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS / MG -UNIMONTES.Coordenadora do curso de Psicologia FASI.

Laura Lillian

Coordenadora de Psicologia

Laura Lílian Ferreira Silva
E-mail: laura.lilian@fasi.edu.br
Telefone: (38) 3690-6600

Graduada em Psicologia pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas- FUNORTE (2011) e especialização em MBA em Administração de Empresas: ênfase em Gestão de Pessoas (ISEIB-2013). Pòs-graduanda em Psicologia do Esporte pelo Centro Universitário Uninter (2015-2017). Coordenadora do curso de Psicologia FASI. Docente nos cursos de Psicologia, Educação Física, Odontologia, Administração, Medicina Veterinária, Pedagogia e Engenharia Civil FASI/FUNORTE. Professora Orientadora do Centro de Pesquisa da Funorte/FASI, desde 2012. Psicóloga na Clinica Integrar. Proprietária e Consultora Organizacional da Vincular Pessoas e Empresas, prestação de serviços de Recrutamento, Seleção, Treinamento/Desenvolvimento de pessoas e equipes. Psicóloga Voluntária no Projeto Escola de Futebol Unimontes do Centro Esportivo da Unimontes (CEU


[top]

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *