Farmácia

Informações Gerais

Reconhecido pelo Ministério da Educação através da portaria nº 2.856 de 13/09/2004

Modalidade: Bacharelado

Duração: 05 Anos (Dez Semestres)

Turnos de Funcionamento: Diurno e Noturno

Coordenador de curso:
Jaime de Souza Rocha Sobrinho
Email: coord.farmacia@fasi.edu.br

Telefone: (38) 3690-6600

Endereço: Av. Nice 99, Ibituruna. Montes Claros/MG – CEP: 39.401-303

Objetivo

Produzir e disseminar conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para o exercício da cidadania, preparando profissionais competentes para o mercado de trabalho e melhorando a sociedade, mediante formação humanista, crítica e reflexiva.

Perfil do Egresso

O egresso do curso de Farmácia é o profissional de saúde que interfere no processo saúde doença , concebido nas múltiplas determinações,biológicas e culturais,via medicamento e uso humano,distinguindo-se,entre outros aspectos,pela formação generalista, humanista,crítica e reflexiva,tornando como base o rigor científico e intelectual. Este profissional deverá ser capacitado para atuar no processo saúde doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, pautado em princípios éticos, promotor da saúde integral do ser humano.

Informações Adicionais

Estágio

A Pratica Profissional em Farmácia objetiva fornecer oportunidade de aprendizagem aos estagiários, constituindo-se em instrumento de integração, de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de desenvolvimento humano. O curso adota como atividade de aperferiçoamento profissional o Estágio Supervisionado com carga horária de 960 horas. O estágio começa a ser desenvolvido á partir do 5º período, com as `Práticas Farmacêuticas“ em Dispensação de Medicamentos,  Análises Clínicas, Farmácia de Manipulação, Farmácia Hospitalar, Saude Pública e Indústria. Essas atividades são desenvolvidas pelos acadêmicos com o objetivo de inserí-los em cenários diversificados de aprendizagem, permitindo a vivência de situações reais do cotidiano da profissão.

Extensão

Durante os quatro primeiros períodos, o curso participa de prestação de serviços à comunidade, com questões ligadas à cidadania, família, saúde, educação, moradia, meio ambiente, dentre outras, experimentando a função social do conhecimento produzido em sala de aula. Ressalta-se que as atividades de encontro com a comunidade são fundamentais para o processo de formação do profissional Farmacêutico. Formação esta, pautada em princípios éticos, promotor da saúde integral do ser humano.

Infraestrutura do Curso

Salas de aula e Laboratório de Informática
Laboratórios de Ciências Básicas,
Laboratório de Estágio em Análises Clínicas,
Laboratório de Estágio em Manipulação
Laboratório de Estágio em Indústria
Farmácia Escola
Hospital Escola Mario Ribeiro da Silveira e Hospitais conveniados – Práticas de Estágio em Farmácia Hospitalar
Clínica CEMED
Serviços de Saúde da Rede Pública – Práticas de Estágio em Saúde Pública

Mercado de Trabalho

O farmacêutico atua auxiliando os demais profissionais da saúde ao oferecer formas de tratar as diversas enfermidades.

A profissão de farmacêutico pode ser dividida em duas grandes áreas: a parte de análise clínica, para atuar em laboratórios de análise, exames bioquímicos, hematologia e microbiologia; o outro grande grupo fica responsável pela parte de medicamentos, por meio da produção, fabricação, manipulação, e no acompanhamento nas drogarias. A parte de medicamentos (fármacos) é a parte central do currículo de um farmacêutico, que é definido como âmbito privativo e exclusivo do profissional de farmácia. Existem também as chamadas áreas não-privativas de atuação do farmacêutico, onde profissionais de outras áreas também atuam, como a indústria de alimentos e produtos cosméticos.

Com o avanço das pesquisas das indústrias farmacêuticas, o mercado para os profissionais parece ser cada vez mais promissor, assim como as inúmeras oportunidades de atuação. Segundo o Conselho Federal de Farmácia, foram relacionadas mais de 70 áreas de  atuações para o profissional da farmácia. Entre elas, podemos citar a própria indústria farmacêutica, a de cosméticos, fiscalização sanitária, hospitais, auditoria em saúde, dentre outras.

Coordenação

Jaime Rocha

Coordenador de Fármacia

Jaime Rocha Sobrinho
E-mail:  coord.farmacial@fasi.edu.br
Telefone: (38) 3690-6600

Farmacêutico Bioquímico, Graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto –  MG. (2002) . Especialista em Citologia Clínica pela Universidade Federal de Ouro Preto -MG e Membro da Sociedade Brasileira de Citologia Clínica.

11 Respostas para Farmácia
  1. Como faço para fazer o vestibular de farmácia ?

  2. Olá,queria a grade curricular de farmácia,nao estou encontrando.

  3. Olá Márcia!
    Ficamos felizes pela escolha. Para responder a essa sua pergunta é necessário que o coordenador do Curso de Farmácia faça uma análise curricular para verificar qual período poderá ingressar e quais disciplinas poderá eliminar.
    Entre em contato pelo telefone 36906611 para agendar um horário para conversar com ele, ou envie email para coord.farmacia@fasi.edu.br
    Aguardamos você!!!

  4. a faculdade possui financiamento pela faculdade para para o ingressante?

  5. Bom diia! Tem algum desconto na mensalidade,para alunos que já então ingressados na faculdade?


[top]

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *