O curso de Psicologia Fasi promoveu no dia 28 de outubro (sábado), a XI Mostra de Teatro. O evento ocorreu no auditório da unidade e teve a apresentação de 6 peças teatrais, realizadas pelos acadêmicos do 1º e 2º períodos do curso. Foram elas: Grupo Artepsi, Representação da Vida de Ray Colares, Reforma Psiquiátrica (2 apresentações) e Direitos Humanos. O encontro contou com a presença de acadêmicos de vários cursos, professores, coordenadores e familiares.
O professor de Relações Interpessoais, Antônio Cesar, destaca a importância da atividade. “A mostra de teatro é uma atividade que ganhou grande dimensão, já faz parte do calendário institucional da faculdade. Envolve toda a comunidade acadêmica e a cada semestre percebemos as melhorias que o evento proporciona. Temas como a reforma psiquiátrica e os direitos humanos, que são assuntos debatidos em sala na disciplina de relações interpessoais, são abordados brilhantemente nas apresentações dos acadêmicos. Assim, os estudantes possibilitam várias apresentações com temáticas pertinentes como a Representação da Vida de Ray Colares, que foi um grande pintor montesclarense”, conclui o docente.
Além do olhar para a reforma, que também passa pelos direitos humanos algumas peças teatrais abordaram direitos que têm sido deixados de lado pela sociedade altamente capitalista. Diante dos maus tratos e de um olhar bastante excludente é que a partir da segunda metade do século XX, que Franco Basaglia, psiquiatra italiano iniciou uma radical e crítica transformação do saber imposto pelas instituições que se diziam cuidar da loucura. Nasce a reforma psiquiátrica com o objetivo de resgatar a cidadania dos que têm transtorno mental.
No Brasil vale destacar a lei federal 10.216 que trata da proteção e dos direitos das pessoas com sofrimento mental, abrindo uma rede de serviços que acolhe e cuida dos sujeitos em sua subjetividade, singularidade, acima de tudo como seres humanos que são.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *