Acadêmicos do 3° e 4° períodos do curso de Nutrição Fasi participaram do “Quiz – torta na cara”, dentro da disciplina de Bioquímica I e II, ministrada pelo docente Ronilson Freitas. Esta é uma atividade integrada a metodologia TDES – Trabalho Discente Efetivo Sistemático, que é adotada pela instituição e tem dentre seus objetivos levar o aluno a construir maior autonomia de estudos diante do mercado de trabalho e dinamizar o processo de aprendizagem. Segundo o professor, o principal objetivo da “Torta na Cara” é disseminar o conhecimento da Bioquímica. “Desta forma, esta categoria pretende incentivar a busca de conhecimento geral na área de Bioquímica, fazendo com que os alunos fixem o conteúdo de uma forma divertida, em uma competição de perguntas e respostas, no qual o competidor mais inteirado no assunto vence”, afirma Ronilson.

A dinâmica da atividade é simples, porém requer atenção dos acadêmicos envolvidos com intuito de responder as perguntas rapidamente. “O campeonato de “torta na cara” é um desafio de perguntas e respostas, onde cada competidor por vez concorre com outro respondendo a uma pergunta ou desafio. O competidor que acionar o botão para responder primeiro, irá tentar responder à questão, e caso consiga poderá dar uma “tortada” no adversário ou se errar pode levar a mesma penalidade”, explica o professor que completa: “Este é um jogo com intuito de diversão e aprendizado, onde todos os competidores tem de estar cientes que tudo não passa de uma interessante brincadeira. O formato é semelhante a diversos programas de televisão que utilizam estes recursos, porém com um conteúdo voltado para bioquímica”.

De acordo com a acadêmica do 3° período, Ramine Mirelle Mendesa competição foi uma forma didática diferente de tudo que já fiz na faculdade. “A atividade foi uma maneira divertida de fixar o conteúdo e também de aguçar a curiosidade dos acadêmicos porque algumas questões abordadas fizeram com que pensássemos mais a fundo. A brincadeira levantou algumas questões que nós não tínhamos conhecimento ainda. Então eu acho que contribuiu para o nosso raciocínio e aprendizado. Muitas coisas que foram abordadas na brincadeira eu lembro até hoje, então foi uma excelente forma de fixar o conhecimento”, conta.

Para a acadêmica do 4° período, Mary Liliane Queiroz Dias , Essa técnica de aprendizagem através da dinâmica “torta na cara” é muito interessante porque nos leva a aprender e fixar o conteúdo de forma descontraída e acaba ficando mais fácil a compreensão! “Além disso, incentiva a comunicação, colaboração e interação de todos os colegas . Achei a ideia do professor Ronny super criativa e com certeza muito divertida. Foi ótimo, me diverti muito”, relata.

Bioquímica

Dentre as área de estudo da Bioquímica está a análise das estruturas, da organização e das transformações moleculares que ocorrem na célula. Essas transformações configuram o que chamamos de metabolismo, que nada mais é do que as reações extremamente coordenadas que são fundamentais para garantir a sobrevivência, o crescimento e reprodução dos organismos vivos.