Estudantes do 8º período do curso de Nutrição Fasi participaram de “Chá das Nutris”, atividade idealizada pelo docente Me. Ronilson Ferreira, que ministra a disciplina Fitoterapia. O evento tratou-se de uma ação, em que os alunos foram divididos em pequenos grupos, escolheram uma planta medicinal, preparam o chá, apresentaram seu nome popular e científico, as indicações farmacológicas, mecanismo de ação, contraindicação e efeitos toxicológicos da planta.

Ronilson falou sobre a importância da utilização de fitoterápicos na prática clínica. “É preciso incentivar os acadêmicos de Nutrição, sobretudo os que já estão indo para o mercado de trabalho, sobre a utilização dos Fitoterápicos na prática clínica, mas, para isso, é importante que eles se despertem para a importância do conhecimento sobre plantas medicinais e fitoterápicos durante a sua formação profissional. Dessa forma, sairão preparados para incentivar e orientar a população sobre os devidos cuidados à saúde, para que melhore a qualidade de vida e a prevenção de doenças, levando em consideração o baixo custo e a grande eficácia”, destacou o docente.

Acadêmica da turma, Ingrid Maressa ressaltou sobre a experiência que o evento proporcionou aos estudantes. “Essa atividade funcionou como um seminário, em que cada equipe falou sobre as propriedades terapêuticas das plantas medicinais. Foi uma experiência riquíssima, pois colocamos em prática tudo que foi lecionado pelo professor Ronilson, fixando em nosso aprendizado, a importância da orientação, na prática profissional, para alertar o público sobre a desmitificação de que tudo que é natural não faz mal”, concluiu a estudante.