A formação de um profissional para o mercado de trabalho não pode ser marcada apenas pela teoria, é preciso que o acadêmico conheça seu espaço de atuação e o estágio supervisionado dá a oportunidade do aluno expandir conhecimentos, associando a teoria à prática. A graduação em Nutrição estabelece em seu plano de curso, de forma obrigatória na grade curricular, a inclusão do Estágio Supervisionado. Por isso, é de suma importância a experiência do estágio para a formação integral do aluno.

Neste sentido, com o objetivo de proporcionar confiança e segurança ao acadêmico e completa eficiência sobre a elaboração do esquema dietético individualizado a partir do diagnóstico nutricional, são realizados plantões presenciais para correção do mesmo. Estes, acontecem na Faculdade de Saúdee Humanidades Ibituruna, em horários extraestágios, sob a supervisão do preceptor, conferindo:

– Correção do plano alimentar (adequação de macronutrientes/harmonia da dieta) e de lista de substituição;

– Caracterização da dieta, de acordo com a individualidade do paciente (objetivo da dieta, estado nutricional, patologias);

– Instruções específicas, propondo orientações dietéticas cabíveis e necessárias, adequadas aos hábitos da unidade familiar, à cultura, às condições fisiológicas do paciente e à disponibilidade de alimentos.

Os atendimentos acontecem às segundas, terças e quartas-feiras, no Cemed. Às quintas-feiras nas UBS do Major Prates e São Judas e aos sábados no HC.