Cuidar do corpo e da saúde é sempre importante. Assim, algumas pessoas fazem atividades físicas, outras mudam hábitos alimentares, porém, nem todas elas fazem isto com acompanhamento profissional, o que pode ser prejudicial à saúde, principalmente, quando seguem dietas ou exercícios malucos que encontram na internet.

Para orientar sobre o assunto, a coordenadora do curso de Nutrição, Ilana Mendes Gonçalves, dá algumas recomendações para quem está começando uma dieta ou quem começou do jeito errado. “Durante o processo de reeducação alimentar ou de dieta com objetivo de perda de peso, é importante que a pessoa sempre procure ajuda de um nutricionista para que ele dimensione e direcione essa perda de peso. Uma dieta para redução de peso precisa ter carboidratos, proteínas, ser rica de vitaminas e minerais e conter lipídios (gorduras). Salvo as exceções que a perda de peso possa estar associada a uma pessoa que tem alguma doença ou patologia que restringem a ingestão desses alimentos”, frisou.

A nutricionista fala ainda como a atividade física auxilia na perda de peso e sobre a importância da alimentação antes da prática. “A atividade física não é primordial para quem quer perder peso, entretanto, ela auxilia muito nesse processo, pois quando fazemos atividade física nós aumentamos nosso gasto calórico. Nesse contexto, temos o aumento da massa muscular e redução da gordura corporal. Porém, é fundamental não fazer atividade física de jejum, é preciso sempre fazer um lanches antes e sempre se hidratar”, cita.

Ilana explicou, também, como um profissional de Nutrição pode ajudar essa pessoa que quer fazer uma dieta e não sabe como. “O profissional nutricionista vai avaliar esse paciente; qual o gasto calórico, qual atividade física, se tem alguma doença ou não; pois, tudo isso são aspectos que vão interferir no cálculo e na recomendação nutricional, objetivando a perda de peso e visando manutenção da qualidade de vida, além de prevenir que a pessoa perca peso entrando no efeito sanfona (a pessoa perde e depois ganha esse peso todo de novo)”, finaliza a coordenadora.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *