Em entrevista à Inter TV Grande Minas, afiliada da Rede Globo de Televisão, a coordenadora do curso de Nutrição Fasi, Ilana Gonçalves, falou sobre como usar o adoçante e as diferenças entre os produtos.

Ela ressaltou que, “os adoçantes dietéticos, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, são produtos especificamente formulados com o objetivo de dá o sabor doce a alimentos e bebidas. Eles podem ser extraídos de vegetais e frutas ou produzidos em laboratórios, entretanto, devemos ter cuidado no consumo, que não deve ser de livre demanda”, destacou a coordenadora.

Ilana explica, ainda, que existe um limite de consumo. “A margem de segurança de uso do adoçante é calculada pelo miligrama do produto utilizado e peso do paciente. Então, deve-se ficar atento a isso. Além disso, de maneira geral, os adoçantes têm o poder dulçor muito superior ao açúcar simples, então a utilização deve ser em menor quantidade”, frisou.

O consumo por crianças e grávidas também foi discutido durante a entrevista. “Neste grupo, temos que ficar bem atentos, pois não existe recomendação de consumo, exceto se tem diagnóstico da doença diabetes. Porque, primeiro, se ele tem a finalidade de perda de peso, temos outras opções que avaliam a alimentação como um todo e, no caso das gestantes, alguns tipos de adoçantes podem passar pela placenta e o uso não é recomendável neste momento”, finalizou a nutricionista.

A reportagem foi ao ar na 1ª edição do dia 18 de julho e pode ser conferida, integralmente, através do link: http://g1.globo.com/mg/grande-minas/mgintertv-1edicao/videos/t/edicoes/v/nutricionista-da-dicas-de-como-usar-adocante-e-explica-as-diferencas-entre-os-produtos/6880212/

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *