A Microbiologia é o ramo da Biologia que estuda os micro-organismos como bactérias, fungos e vírus. Diagnóstico clínico humano e animal, na indústria, na biotecnologia, meio ambiente e na avaliação da qualidade higiênico sanitária de alimentos são áreas de atuação do profissional e, estas, refletem a sua grande importância na atualidade.

Na Fasi e Funorte, possui o curso de pós-graduação lato sensu em Microbiologia, que objetiva aprofundar o conhecimento profissional e acadêmico, oferecendo à sociedade especialistas habilitados para o mercado de trabalho nas diversas áreas da Microbiologia para exercer atividades na docência e pesquisa, em laboratórios clínicos e hospitais, na agricultura e pecuária, e em diversos ramos da indústria, como: saúde humana e animal, alimentos, meio ambiente, biotecnologia, entre outros.

Quem coordena a pós é o biomédico Mestre em Ciências Médicas e doutor em Neurociências pela Universidade Federal Fluminense, Maximino Alencar Bezerra Júnior. Ele ressalta a relevância da pós e o mercado que a cidade oferece. “Montes Claros passou por um grande crescimento urbano nos últimos anos, e com ele, a cidade se tornou um polo acadêmico e industrial na região. O mercado cada vez mais competitivo exige a formação de profissionais especializados. Tem sido grande a procura por cursos de especialização em microbiologia no Norte de Minas, aliada à carência na nossa região de instituições de ensino que oferecem cursos nesta área, o oferecimento deste curso contribuirá muito para a qualificação do profissional para atuar na área da microbiologia”, destacou o coordenador.

O curso, ainda, é uma opção para amplo número de profissões. Segundo Maximino, “esta pós é dirigida a profissionais das áreas de Agronomia, Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Biomédica, Engenharia Química, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Zootecnia e demais áreas correlacionadas”, frisou o docente.

O coordenador destaca, também, os diferenciais da pós-graduação. “O curso tem duração de 18 meses (um ano e meio) e possui uma carga horária de 672 horas. Grande parte da carga horária é dedicada a atividades práticas. O corpo docente da pós-graduação lato sensu em Microbiologia é formado por 19 professores exclusivamente mestres e doutores oriundos de universidades, indústrias e institutos de pesquisa de Minas Gerais e de outros estados”, frisou Maximino.

Mais informações sobre a pós-graduação em Microbiologia

O curso possui 23 módulos. São eles: Bacteriologia Clínica I, Mecanismos microbianos de patogenicidade e Imunologia, Antimicrobianos e Resistência Bacteriana, Micologia Clínica, Biologia Celular, Microscopia óptica e eletrônica aplicada a ciência, Genética de micro-organismos, Microbiologia aplicada à indústria, Microbiologia de Alimentos, Biologia molecular de micro-organismos, Virologia clínica e aplicada, Bacteriologia II, Parasitologia Humana, Microbioma, Controle de Qualidade em Microbiologia Clínica e comissão de controle de infecção hospitalar, Microbiologia Ambiental, Parasitologia Veterinária, Saúde Única: integração da saúde humana, animal e ambiental, Microbiologia Veterinária, Epidemiologia, Bioestatística, Metodologia Científica e Bioética, Trabalho de Conclusão de Curso.

Começa em Agosto de 2018. As aulas teóricas serão realizadas na Funorte campus São Luiz e as aulas práticas serão realizadas nas faculdades: Fasi, Funorte campus JK e Amazonas e locais externos a universidade. As aulas serão quinzenais sempre aos finais de semana. Sextas das 18 às 22hrs e sábados de 8 às 12hrs e de 13 às 17hrs.

Inscrições podem ser realizadas pelo site www.funorte.edu.br

Outras informações: https://www.youtube.com/watch?v=GLB0zSVGW78

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *