Acadêmicos do 5º ao 8º períodos do curso de Nutrição Fasi participaram, no dia 02 de agosto, de palestra com o tema “Conduta ética e profissional do nutricionista”. No episódio, a coordenadora do curso, Ilana Gonçalves, deu boas vindas aos alunos.

Ela ressaltou o intuito de falar sobre o tema. “este evento tem o objetivo de tratar alguns pontos que percebemos que seria relevante abordar e relembrar os alunos, principalmente da ética profissional  e também de um perfil, do qual o mercado espera, porque acreditamos que o estágio é a primeira porta para o mercado de trabalho e, então, vislumbramos que se o acadêmico for bem sucedido no estágio, certamente o mercado de trabalho vai estar mais aberto e receptivo para ele”, destacou a coordenadora.

Em sequência, as docentes e supervisoras de estágio, Kátia Sepúlveda e Giselle Leão, falaram sobre pontos importantes durante a prática do estágio. Giselle pontuou as consequências do comportamento do estagiário durante suas funções. “O aluno que não se interessa, que não realiza atividades, que sempre atrasa, tem uma consequência que pode ser negativa para ele e não será bem visto no estágio. Mas, pode ser bem visto também, que é aquele estagiário que a próxima oportunidade que tiver, ele vai ser convidado a compor o quadro de funcionários. Então devemos estar atentos aos nossos comportamentos porque o mercado de trabalho é muito competitivo”, destacou a nutricionista.

Kátia, também, frisou a importância da abordagem do evento. “O objetivo da palestra é conscientizar os alunos sobre o campo de estágio, a postura profissional, a imagem corporal e pessoal, para que eles, de certa forma, reflitam sobre isso e represente a eles e a instituição de uma maneira mais comprometedora. Então, o intuito é, antes de estarem no campo de estágio, nós realizarmos uma reflexão sobre a ética profissional e a postura dentro do mercado de trabalho”, frisou.

Todos os estudantes presentes estão inseridos em práticas de estágio. Para Mauro Célio Ribeiro Silva, do 8º período noturno do curso, “o tema abordado é de grande importância para o crescimento pessoal e profissional porque as nossas atitudes e o nosso comportamento dizem muito sobre quem somos. Falar de Conduta e Ética do profissional é necessário e possibilita ampliar o nosso olhar, se estamos passando uma imagem positiva em um determinado ambiente. Sabendo que, o estágio é uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, o perfil de um acadêmico/estagiário deve ser de comprometimento e respeito. É abraçar a chance de aprender e também de contribuir com as diversas atividades a serem cumpridas ao longo do curso de graduação”, finalizou o estudante.