Em atividades do estágio de Nutrição Social II, acadêmicos do 6º período da Faculdade de Saúde Ibituruna – Fasi realizaram palestras, com a supervisão da Professora Adriana Araújo, para debate sobre a importância de uma boa alimentação. Os encontros aconteceram no posto de saúde do bairro São Judas e no Campus Amazonas.

Nas palestras, os estudantes destacaram os dez passos para uma alimentação saudável. Abordaram, ainda, os alimentos para diabéticos e hipertensos. A docente Adriana Araújo, que acompanhou e supervisionou toda a atividade, fala qual a intenção em desenvolver ações que visam a compreensão e importância do assunto. “Pretendemos repassar para as pessoas que o alimento que é consumido pode ser tanto a mais poderosa forma de se manter saudável, quanto representar um risco para o organismo”, frisa.

Entre os alimentos indicados para os diabéticos estão: abobrinha, cenoura, maçã, laranja, mamão, leite desnatado, queijo e carnes magras como frango, peru e peixe. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, estes passos são importantes para que o diabético e hipertenso mantenha uma alimentação balanceada: Comer variados tipos de verduras, legumes e frutas; optar por alimentos que são ricos em fibras, como verduras, frutas e legumes, cereais integrais como arroz, pão e farinhas; deixar de lado os alimentos ricos em açucares como doces, refrigerantes, chocolates e balas; evitar sal de cozinha e alto teor de sal, temperos prontos e alimentos industrializados; diminuir o consumo de gordura (manteiga e margarina, frituras); reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas.

Wallace Borges

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *