Professores e acadêmicos do curso de Enfermagem Fasi, realizaram palestras para o combate e prevenção ao câncer de mama. Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer mais prevalente nas mulheres, atualmente, é o de mama.

A docente e coordenadora do curso de Enfermagem, Cláudia Daniela Leão, ressalta que: “o enfoque da palestra é, claro, conscientizar, mas, também, promover uma interação entre alunos e comunidade, uma vez que eventos como estes são voltados para a população”.

Palestrante convidada do evento, a médica Príscila Miranda, alerta que: “neste ano, existe uma estimativa de 60 mil mulheres diagnosticadas com o câncer de mama, ou seja, uma em cada oito mulheres estão com a doença, temos que replicar esta informação para que todas as mulheres se cuidem”.

A acadêmica do 4° período do curso de Enfermagem Fasi, Franciele Araújo, diz que “o objetivo que nos trouxe aqui, além da prevenção do câncer de mama, é inserir o aluno na disciplina ‘Saúde da Mulher’, pois o enfermeiro lida com situações da saúde feminina diariamente”, pondera.

Cassiano Veloso