O curso de Psicologia da FASI  realizou, durante o último final de semana do mês de outubro, visita técnica á comunidade Noiva do Cordeiro, situada na cidade de Belo Vale/MG. A visita foi realizada como atividade da disciplina Psicologia Social Comunitária, ministrada pela Professora Jaciany Serafim. Ate então, os alunos conheciam a historia da comunidade através de um documentário utilizado pela professora em suas aulas a fim de possibilitar o conhecimento sobre a atuação da psicologia em comunidades.

Durante a visita os acadêmicos tiveram a oportunidade de interagir com aproximadamente 320 moradores de “noiva do cordeiro”. Noiva do cordeiro é uma comunidade rural liderada por mulheres, que desenvolveu um modo de vida alternativo e sustentável, com partilha de bens e fim da religião institucionalizada.

É necessário integrar o ensino teórico à prática, assim como desenvolver nos estudantes um olhar crítico para a psicologia, bem como fortalecer a relevância desta atuação com compromisso ético e político. A professora Jaciany Serafim, que organizou e acompanhou os acadêmicos durante a viagem, fala sobre a importância da visita para o desenvolvimento prático dos estudantes. “A integração entre acadêmicos e comunidade proporcionou uma experiência enriquecedora para os envolvidos, pois, além de possibilitar o aprendizado mediante vivências da vida cotidiana, possibilita desenvolvimento de diversas habilidades necessárias a área, sobretudo a formação humana ética e solidária tão necessária de ser lembrada nos dias atuais. É fundamental que essa interação entre a teoria e a prática vivenciada respalde a atuação do estudante e promova um espaço de construção, produção e troca de conhecimento”, relata a docente.

Cerca de 50 acadêmicos participaram da viagem, onde conheceram e presenciaram o cotidiano das pessoas que vivem na comunidade. Lívia Fernandes está no 9º período do curso de Psicologia matutino Fasi. A estudante ressalta as experiências que a visita proporcionou. “Inexplicável o quanto aprendemos com essa linda comunidade durante está viagem, através de sua cultura e história. E a Psicologia mais uma vez me proporcionando momentos únicos e enriquecedores, que somam totalmente a minha atuação profissional. Foi um grande prazer conhecer a comunidade Noiva do Cordeiro”, conclui Lívia.