Na última sexta-feira, 24 de maio, aconteceu na Fasi, o Circuito Mercado de Trabalho. O evento idealizado por alunos e professores do curso de Psicologia tem como proposta mostrar aos acadêmicos dos últimos períodos, a visão de mercado que é necessária ter antes mesmo da formação completa.

A professora Waleska Lino, ministra a disciplina de Estágio Curricular para acadêmicos do 8º período do curso de Psicologia e é a idealizadora do projeto. Ela explica como foi dividida a dinâmica do primeiro episódio: “O Circuito trata-se das várias formas de seleção e recrutamento que existem no mercado de trabalho. A nossa proposta hoje é primeiramente mostrar aos participantes como elaborar um currículo, explicando o que é necessário ou não colocar nele, no segundo momento, vamos trabalhar a parte comportamental, ou seja, como se portar durante uma entrevista de emprego e, por fim, iremos fazer uma simulação de entrevista”.

A acadêmica Caroline Gonçalves, do 8º período do curso de Psicologia fala sobre a importância do projeto para ajudar os alunos que estão saindo da faculdade e sendo inseridos no mercado de trabalho. “A ideia surgiu diante de uma necessidade de auxiliar os estudantes que estão nos últimos períodos, pois muitos saem da faculdade sem preparação para montar um bom currículo e não sabem o que falar na hora da entrevista, então esta parceria é essencial para que eles possam ter um suporte dentro da instituição e saírem aptos a encarar o mercado”, enfatiza.

Luanna Araújo, acadêmica do 8º período do curso de Nutrição da Fasi, comenta sobre sua participação no Circuito. “Chegando ao final da graduação, somos tomados pela ansiedade de ter contato com o primeiro emprego na área de atuação que escolhemos e logo vem as preocupações com a falta de experiência. As atividades desenvolvidas nesta noite, nos auxiliam para que nossas ideias sejam lapidadas e tornem-se atitudes concretas na busca pelo primeiro trabalho, proporcionando a oportunidade de nos prepararmos melhor para o mercado que nos espera”, diz.

A professora Waleska ressalta: “Inicialmente vamos trabalhar o projeto com estudantes do curso de nutrição, mas conforme os formandos de outros cursos tiverem interesse em participar, iremos abrir um link no edital para que todos possam ter acesso as informações que vamos compartilhar”, conclui.