Na última sexta-feira, 29 de Setembro, acadêmicos do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Ibituruna – Fasi participaram de palestra realizada pela coordenação do curso em parceria com a Fundação Sara. O encontro aconteceu no auditório da unidade e visou esclarecer dúvidas e questionamentos acerca do câncer infantojuvenil. Ilana Gonçalves, coordenadora do curso de Nutrição da Fasi, ressalta a importância da parceria a fim de levar o conhecimento sobre a conscientização da doença e enfatiza que o nutricionista como um profissional da área da saúde deve buscar sempre conhecer as formas de tratamento e os aspectos que uma boa alimentação pode ajudar no tratamento do câncer.

Atualmente, a fundação Sara oferece assistência Integral, através de programas, as crianças e adolescentes com câncer para enfrentar com dignidade os desafios do tratamento. A assistência consiste em: hospedagem, refeições, atendimentos por profissionais do serviço social, psicologia, nutrição, além de atividades de lazer, etc.

A nutricionista da Fundação Sara, Roberta Cunha, fala sobre os objetivos da fundação. “Buscamos prestar assistência social as crianças e adolescentes com câncer e ser agente na promoção de conhecimentos e de melhorias do tratamento oncológico e, dessa maneira, proporcionar apoio no processo de recuperação”, explica. Roberta destaca a importância de se discutir sobre a doença no âmbito acadêmico. “É fundamental falar sobre o câncer infantojuvenil tendo em vista que os estudantes precisam saber sobre as questões especificas da doença. Por exemplo, no caso das crianças e adolescentes não é possível identificar os fatores que causam o câncer. Ele surge espontaneamente. Entra neste momento, a necessidade de uma alimentação adequada porque mesmo não tendo o poder de evitar o câncer, pode contribuir evitando algumas enfermidades”, concluiu.

Wallace Borges

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *