Estudantes do 4º período de Farmácia da Faculdade de Saúde Ibituruna-Fasi apresentaram, na última semana, seminário que abordou a prevenção e cuidados com o câncer de mama. O trabalho faz parte das atividades previstas para a disciplina do Programa de Interação Saúde Escola e Comunidade – PISEC e visou propagar informações importantes sobre o diagnostico precoce e tratamento.
No encontro foram debatidos os procedimentos a respeito da maneira correta de se realizar o“autoteste” do câncer de mama, além de uma simulação realística onde os acadêmicos explicaram como desenvolver um eventual atendimento. O professor André Fabricio fala sobre a importância do debate sobre o tema. “É fundamental a abordagem sobre assuntos que fazem parte do cotidiano dos estudantes, e como se trata de um curso da área da saúde é indispensável que o mesmo tenha o conhecimento sobre a temática que é a proposta da prevenção do câncer de mama no Outubro Rosa”, relata.
Durante a atividade, os estudantes que realizaram a apresentação (4º período) distribuíram para os demais acadêmicos (2º período) diversos itens como folders, lacinhos e panfletos com mensagens sobre a campanha do Outubro Rosa. Bianca Thais está no 4º período e participou da apresentação ao lado de alguns colegas. Para ela, o empenho e dedicação de todos contribuíram para o bom resultado na atividade. “Buscamos repassar o máximo de informações para os nossos colegas, considerando a importância dessa temática. O professor também nos auxiliou e acredito que conseguimos fazer uma boa apresentação. Espero que tenhamos alcançado o nosso objetivo que é repassar as informações necessárias sobre o câncer de mama”, diz.

Wallace Borges