Na noite desta quinta-feira, 09 de maio, acadêmicos do 6º e 7º período do curso de Enfermagem da Fasi participaram de roda de conversa sobre empreendedorismo e gestão hospitalar. Estiveram presentes no evento, Cláudio Sousa, presidente do COREN (Conselho Regional de Enfermagem), Zilá Aparecida Soares Pereira, Diretora e Gestora de Qualidade, Ensino e Inovação do Hospital Universitário Clemente de Faria, Priscila Barros de Menezes, representando a superintendência de saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria, Nayara Ruas, enfermeira preceptora e gestora da empresa Yes Baby, Linda Márcia Câmara, enfermeira dermatológica, estoma-terapeuta e gestora da Clínica Cicatrizes e Dardier Mendes Madureira, egresso do curso de Enfermagem Funorte e atual professor do curso técnico em enfermagem MEDIATEC da cidade de Lontra e coordenador adjunto do curso técnico em enfermagem CENM de Lontra.

O professor Eli Carlos Pereira, ministra aula de Gestão e Empreendedorismo nos 6º, 7º e 9º períodos o curso de Enfermagem da Fasi e Funorte é o idealizador do evento. Ele comenta sobre o objetivo da mesa redonda: “A ideia principal é discutir os temas de empreendedorismo e gestão e estimular o acadêmico a trilhar por este caminho que a enfermagem proporciona. Nós trouxemos para a discussão de hoje enfermeiros empreendedores e enfermeiros gestores para que haja uma aproximação com os alunos e estes possam ver que é uma realidade muito próxima do dia a dia deles, afinal aqui temos pessoas que foram alunos da instituição e podem voltar para contar a trajetória e a carreira de sucesso que obtiveram.”.

Para Priscila Barros, representante da superintendência do Hospital Universitário, a disciplina é essencial para a formação acadêmica. “A gestão da enfermagem deve ser cada vez mais fortalecida dentro das salas e aula, uma vez que, no cenário mundial a enfermagem vem ganhando destaque nesse contexto. Acredito que hoje eu posso colaborar muito, trocar experiências, pois já atuo na área há mais de quinze anos, especialmente no ramo de gestão de pessoas”.

Segundo Zilá Aparecida Soares, diretora e gestora de qualidade, ensino e inovação do Hospital Universitário, o evento é de grande importância. “Para o acadêmico, poder ter esse contato com pessoas que já atuam nos ramos de gestão e empreendimento da enfermagem, conviver com pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho e fazer essa troca de experiências, favorece e agrega muito conhecimento ao estudante”. “Parabenizo toda a equipe da Fasi pela iniciativa, são projetos como este estimulam o acadêmico a se tornar um excelente profissional no futuro.” – completa.

O egresso Dardier Mendes comenta sobre a satisfação em retornar à faculdade para compartilhar as experiências vividas: “é muito gratificante poder estimular os futuros colegas de profissão. Quero mostrar a eles que é possível seguir uma careira bem sucedia dentro da enfermagem, mostrar a importância de valorizar o nosso curso e as nossas potencialidades.”.

A acadêmica Luny Pereira, do 7º período do curso de Enfermagem da Fasi, já desempenha atividades de empreendedorismo fora da faculdade. “Através dos conhecimentos adquiridos nas aulas, eu pude inovar e começar a praticar. Hoje eu trabalho com assistência domiciliar e hospitalar e estou sempre à procura de desenvolvimento e aprimoramento para que eu possa atender um público mais satisfatório e com melhor qualidade”. – enfatiza a estudante.

Luny ainda acrescenta: “A faculdade nos apoia muito nessas questões de montar o próprio negocio. Temos professores capacitados e que estão sempre nos incentivando para buscar o melhor. Hoje só tenho a agradecer á Fasi por ter contribuído para o meu crescimento pessoal e profissional.”.

Ao final do evento, os participantes confraternizaram com um lanche coletivo.