Acadêmicos do 3° e 5° períodos do curso de Ciências Biológicas Fasi realizaram no último sábado, 09 de junho, visita técnica ao Jardim Zoológico de Belo Horizonte sob a supervisão do docente Pedro Moreno Souza Paula. Fundado em 1959, o Zoológico de Belo Horizonte é um importante espaço de aprendizagem para os moradores da capital mineira e de outras cidades do país.

De acordo com o docente Pablo Moreno Souza Paula: “mais do que um espaço de lazer, o Zoológico de BH é uma importante ferramenta de educação ambiental para a cidade e para o estado. O Zoo de BH é, ainda, classificado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) na “Categoria A” dos “jardins zoológicos públicos”, pois mantém elevados de qualidade técnica, de infraestrutura e de relevância de seus programas de pesquisa científica e conservação da fauna”, explica o docente.

Segundo Lucas Machado, acadêmico do 3° período de Ciências Biológicas, a experiência serviu para somar e auxiliá-los na formação acadêmica. “A experiência foi excelente, agregando conhecimento, ver o habitat de vários animais e conhecer sobre essa área de atuação”, finaliza o acadêmico.

Os alunos puderam verificar a atuação do biólogo em uma instituição de conservação e manejo ex-situ de biodiversidade, onde o biólogo desenvolve atividades destinadas ao manejo dos animais de cativeiro, visando a manutenção da sua qualidade de vida; assim como elaborar e executar projetos de conservação da biodiversidade. Assim, o biólogo precisa atuar de maneira integrada com vários outros profissionais para que seja possível planejar a implantação de recintos e espaços de criação dos animais, supervisionar e auxiliar no trabalho de tratadores e jardineiros, definir técnicas de manejo para reprodução em cativeiro e elaborar programas de educação ambiental.