No último dia 28 de outubro, acadêmicos do curso de Ciências Biológicas e Farmácia da Faculdade de Saúde Ibituruna – Fasi realizaram visita técnica ao Horto e Laboratório de Plantas Medicinais e Aromáticas do Instituto de Ciências Agronômicas da UFMG. Objetivou-se através desta visita técnica operacionalizar os mecanismos de produção, extração de compostos bioativos e propagação de plantas por técnicas convencionais e biotecnológicas.

A visita teve abordagem multidisciplinar e participação dos acadêmicos do curso de Farmácia (FASI) e Ciências Biológicas (FASI e Unimontes), coordenados pelo Prof. Dr. Guilherme Araújo Lacerda. O Docente fala sobre a importância da visita e o desenvolvimento da atividade. “Os estudantes produziram fotos, vídeos e relatórios que foram divulgados em redes sociais das disciplinas Farmacobotânica (FASI), Biotecnologia Vegetal (Unimontes) e Sistemática de Fanerógamas (FASI). Ao final da visita técnica ficou reconhecida a importância da identificação botânica, quimiotaxonômicas e ecofisiológicas bem como sua correlação com os princípios ativos vegetais que são responsáveis pelas propriedades terapêuticas das plantas medicinais” explica Guilherme.

No Horto de Plantas Medicinais, os acadêmicos foram recebidos pelo Prof. Dr. Ernane Ronie Martins (ICA UFMG) que apresentou diversas espécies nativas e exóticas utilizadas em pesquisas fitoquímicas. Já no Laboratório de Plantas Medicinais e Aromáticas a Pesquisadora Dra. Francine Souza Alves da Fonseca (ICA UFMG) apresentou diversas técnicas aplicadas a extração de óleos essenciais como arraste a vapor e hidrodestilação.

O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudos em Plantas Medicinais (NEPM), cursos de Farmácia e Ciências Biológicas (FASI) e apoiados pelo Núcleo de Extensão (NEX).

Wallace Borges