As estudantes Thayna Ferreira Queiroz e Kellen Camila Gomes, acadêmicas do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Ibituruna – Fasi realizaram pesquisa sobre a análise Microbiológica da água de bebedouros para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Após coletarem as amostras, as acadêmicas, supervisionadas pela professora Paula Karoline Soares, fizeram a análise no laboratório de Microbiologia e Química da unidade.

A água destinada ao consumo humano, sem tratamento adequado, apresenta-se como um dos principais veículos de micro-organismos causadores de doenças, podendo gerar como consequência, um surto epidemiológico ameaçando a saúde pública. O teste da qualidade da água é um elemento primordial para avaliar suas condições, o grau de poluição e a qualidade. Para Thayna, pesquisar sobre este tema é essencial tendo em vista os problemas que a agua contaminada pode causar a saúde do indivíduo. “A água contaminada pode ser a fonte de contaminação para a maioria dos agentes patogênicos incluindo a cólera, disenteria e criptosporidiose podendo causar grandes surtos de doenças”, observa.

Os bebedouros (em alguns casos) são fontes potenciais de contaminação de forma direta através da água ou indireta a partir do contato com o aparelho, pois são utilizados por muitas pessoas com hábitos de higiene desconhecidos.

Wallace Borges

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *