Acadêmicos do 10° período de Enfermagem da Faculdade Fasi promovem capacitação para as gestantes do bairro Vila Telma. Estão inclusas neste processo, 12 gestantes que são pontuadas pelo seu desempenho e, ao final, disputam o primeiro lugar. Quem ganhar será presenteado com um ensaio fotográfico.

A acadêmica Danielle Torres, explica como surgiu o projeto. “O projeto ‘Mamãe Feliz, Bebê Saudável’ surgiu em um momento de debate para escolha de um grupo específico da população da ESF Vila Telma para trabalharmos quanto a conscientização e a importância das gestantes participarem das reuniões e do acompanhamento do pré-natal que, segundo a enfermeira da unidade, havia dificuldades de adesões das gestantes”, assegura.

Segundo ela, dentre os objetivos do projeto está: “Conscientizar as gestantes perante as mudanças do seu estado psicológico e fisiológico atual, vindo elas analisar as informações e colocar em prática de acordo com sua realidade de vida para realizar uma gestação saudável e prazerosa. Deixá-las cientes que é através das consultas de pré-natal que podem ser diagnosticados precocemente algumas doenças como: diabetes gestacional, hipertensão, atraso no desenvolvimento da criança dentre outras coisas. Informá-las sobre a importância dos cuidados gerais das mamas com intuito de analisarem as informações repassadas e colocá-las em prática gerando um olhar crítico evitando complicações futuras”, afirma a acadêmica que ainda completa: “Abordamos também sobre o RN (recém-nascido) com intuito de avaliar o conhecimento das mamães a respeito dos cuidados gerais dando ênfase na higiene corporal da mãe e RN, aleitamento materno, exclusivo, até seis meses de idade, o que é e como proporcionar uma boa pega e sucção do RN”, reforça”.

As atividades oferecidas nos encontros contemplam desde um SPA de beleza até chá de bebê. Danielle destaca o processo da capacitação. “No primeiro encontro foi realizado um SPA de beleza e cuidados com a psique das gestantes. Na ocasião, foi falado dos aspectos psicológicos e modificações corporais. Já no segundo encontro, abordou-se hábitos saudáveis como atividade física, alimentação e higiene, foi escolhido um dia para realizarmos o ensaio fotográfico com três gestantes, o terceiro encontro foi realizado um chá de bebe coletivo”, descreve a acadêmica.

Com o acompanhamento de profissionais da área, as estudantes esclarecem dúvidas das grávidas. “Percebemos que as dúvidas mais frequentes dessas mulheres são acerca da alteração no aspecto emocional, algumas mudanças físicas, sobre atividade física na gestação, em relação a uso de medicações, vacinas”, frisa Danielle.

A preceptora, Pamela Scarlatt, ressalta a importância do projeto na vida acadêmica das estudantes e, também, das gestantes. “O projeto é importante para auxiliar as mulheres a terem mais conhecimento e autoestima durante a gestação. Nossos alunos estão tendo uma formação diferenciada, voltada para o atendimento integral das pacientes”, salienta.

Preocupada com o bebê que está por vir, a mãe, Carla Andreia Soares, diz que se sente aliviada, pois tinha muitas dúvidas. “Estou de 34 semanas, tinha muitas dúvidas, apesar de ser mãe de quatro filhos, a gente sabe que nenhuma gestação é igual à outra. Foram-me esclarecidas todas as dúvidas, agora, é só aguardar meu filho nascer”, conclui.

O projeto irá seguir com outras edições, para maiores informações entrar em contato com Pamela Scarlatt, telefone (38) 9 9151-2298.