A acadêmica do 8° período de Nutrição Fasi, Samara Cardoso de Jesus, participou no dia 03 de maio, do 3° Congresso Nacional de Oncologia.  O tema escolhido pela discente foi a “Síndrome Anorexia e Caquexia em Câncer: abordagem nutricional”, no qual, fez com que Samara levasse o prêmio em 1° lugar na colocação das pesquisas realizadas para o evento.

A instituição apoia estas iniciativas e acredita que o aluno deve pesquisar cada vez mais trazendo ciência de qualidade. A coordenadora do curso de Nutrição Fasi, Ilana Gonçalves, enalteceu o trabalho realizado pela acadêmica. “Acredito que a ciência de qualidade deve ser incentivada e mostrada a todos. Samara fez um excelente trabalho, foi merecedora do 1° lugar”, assegura.

A discussão do tema gira em torno de como identificar a abordagem nutricional na síndrome da anorexia e caquexia oncológica. Samara verificou que, conforme as pesquisas, a intervenção nutricional na síndrome da anorexia e caquexia em câncer deverá ocorrer de forma precoce, efetiva, particularizada e com trabalho multidisciplinar que alcance a tríade terapêutica: medicamentos, dieta e atividade física, desta forma, viabiliza-se a estabilização do estado clínico, de modo que, se interrompa o avanço da síndrome anorexia e caquexia no câncer.

Para a acadêmica, esta experiência será de grande valia na sua trajetória profissional. “Foi um prazer indescritível poder contribuir com a expansão do conhecimento acadêmico e fortalecer a importância da Nutrição com condutas efetivas e eficazes nas diversas abordagens clínicas e terapêuticas, sobretudo, com comprovações científicas”, ressalta.

Samara conta quais são seus planos para o futuro. “Sou apaixonada pela área clínica, as diferentes patologias me fascina e me instiga sempre a buscar o conhecimento. Não posso descartar a possibilidade de investir na pesquisa e docência através do mestrado e doutorado”, finaliza.