Na noite desta sexta-feira, 31 de maio, acadêmicos do curso de Biomedicina da FASI promoveram campanha de incentivo à doação de sangue. O evento em pareceria com o Hemocentro de Montes Claros, foi coordenado pela professora Letícia Antunes e reuniu a comunidade acadêmica, docentes e colaboradores da instituição.

A campanha de doação de sangue foi promovida em comemoração ao “junho vermelho”. Segundo dados da Hemominas, o mês de junho é uma das épocas do ano em que os números de doares caem expressivamente e, pensando nisso, o projeto foi desenvolvido para levar à comunidade a conscientização da importância que existe no ato de doar sangue.

A coordenadora do projeto, professora Letícia Antunes, ministra aula de tipagem sanguínea para os alunos do 6° período, comenta sobre a realização e importância do evento: “hoje o nosso objetivo é sensibilizar toda a comunidade acadêmica quanto à relevância da doação de sangue e trazer as informações necessárias, uma vez que sabemos que muitas pessoas deixam de doar por não saberem se podem ou como é feito o processo”.

Ramone Dias, acadêmica do 6º período do curso de Biomedicina, comenta sobre a valia do evento: “a campanha de doação de sangue é muito necessária principalmente em Montes Claros, pois aqui há diversos hospitais que atendem a população de toda a região do Norte de Minas. Além disso, é um momento que podemos aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula na disciplina de tipagem sanguínea.” Afirma.

A acadêmica Ruth Rodrigues, do 6º período do curso de enfermagem compareceu ao evento e fala sobre a importância da iniciativa: “eu já sou doadora e posso afirmar que é imensamente satisfatório poder contribuir no salvamento de uma vida” enfatiza.